logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

historia

A origem do acervo que compõe o laboratório de mineralogia foi uma iniciativa do então aluno Anísio Cláudio Rios Fonseca, empresário, colecionador e estudante de Ciências Biológicas, e da diretoria da então FUOM. Colecionador de minerais desde seus quatro anos, durante muito tempo Anísio coletou, permutou e ganhou amostras de minerais e rochas que serviram à sua coleção e à coleção que o mesmo estava montando para a faculdade já há muito tempo. Quando um número considerável de amostras já estava disponível, em março do ano de 2.003 ele e a Coordenadora dos cursos de Geografia e História, Prof.ª Sonia Lúcia Silva, procuraram a diretoria da FUOM, na pessoa do professor Marco Antonio de Sousa Leão para expor seu projeto e objetivos. A proposta feita por Anísio foi imediatamente aceita pela diretoria da FUOM, graças à moderna visão e confiança que sempre nortearam os membros daquela entidade e pela amizade e confiança que sempre depositaram em Anísio.

         A FUOM então, através de sua direção, se incumbiu de providenciar a sala e os móveis destinados a receber os espécimes do acervo. Após uma visita técnica feita à casa de Anísio pelo responsável do setor de marcenaria da FUOM, a fim de verificar detalhes construtivos dos móveis que abrigam sua coleção particular, foram construídos práticos mostruários em degraus de diferentes larguras para acomodar quaisquer tipos de espécimes, pois as dimensões dos mesmos variavam muito e tudo ficou muito prático.

       Esta iniciativa de doar e cuidar da coleção de minerais e rochas do laboratório foi simplesmente uma grande vontade por parte de Anísio de repartir seus conhecimentos e sua vivência na área geológica e aumentar ainda mais o elevado nível físico e intelectual da crescente faculdade, bem como aprender muito com esta atividade também.

       Atualmente diversas amostras de várias partes do Brasil e até de outros países compõe o acervo inicial do laboratório e com certeza outras mais virão porque um acervo mineralógico é dinâmico. Anísio é responsável pela manutenção do acervo mineralógico e pela aquisição de novos espécimes, através de permutas e doações, além das freqüentes coletas que o mesmo faz sozinho ou com seus alunos. As atividades relacionadas à mineralogia são constantemente descritas em um forum internacional de minerais- Foro de Minerales Fabre, onde pesquisadores e colecionadores do mundo inteiro têm acesso às informações das atividades mineralógicas desenvolvidas no UNIFOR.

 

Objetivos:

O laboratório de mineralogia tem por objetivos

  • reunir o maior número possível de espécies minerais e informações sobre elas; 
  • incentivar a pesquisa e o intercâmbio com universidades e instituições ligadas à geologia;
  • promover a divulgação de materiais recem adquiridos;
  • enfatizar e valorizar as questões ligadas à geologia. 
AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.