logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

imag2

Uma parceria do coordenador do Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG, Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, com o Diretor Técnico do Hemocentro da Paraíba, Fernando Brederodes (bioquímico e fotógrafo), resultou em fotos em alta definição de minerais pesquisados na instituição de ensino. Os dois se conheceram no Clube Brasileiro de Colecionadores de Minerais.

O Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca explicou que Fernando Brederodes utilizou uma câmera Canon T3 com tubo extensor adaptado em objetiva de microscópio bauch&lomb e sequências de planos de imagens empilhadas com software Combine ZP. “As fibras têm menos de 4 mm. Essa técnica gera resultados incríveis. Fernando, além de colecionador e pesquisador de minerais, é um grande amigo e profissional”, destacou o docente.

Entre as fotos produzidas pelo Diretor Técnico, está a de um agregado de bissolita - Ca2(Mg,Fe++)5Si8O22(OH)2, descoberto há cinco meses sobre epídoto, na região de Morro das Pedras, em Formiga-MG, identificado com o auxílio do Prof. Dr. Heinrich Frank, que leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O coordenador do Laboratório de Mineralogia disse que é uma variedade de actinolita / tremolita, anfibólios eventualmente fibrosos na forma de amianto. Ele contou que as imagens serão usadas na XV Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão (MIPE), promovida nos próximos dias 22 e 23 de outubro.

4mineralogia

Entre as fotos produzidas pelo Diretor Técnico, está a de um agregado de bissolita - Ca2(Mg,Fe++)5Si8O22(OH)2

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.