Alunos do 4º e 6º períodos do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR-MG participaram, no dia 31 de agosto, de visitas técnicas em Belo Horizonte. Os discentes foram acompanhados pela Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis, pelo Prof. Me. Cézar Silvino Figueredo e pela Profa. Ma. Marcia Ordones Lemos Saleh. Eles estiveram em edifícios temáticos institucionais e de uso misto, além de espaços públicos direcionados para o planejamento urbano, em especial, soluções projetuais de conexão urbana.

Tais referências serão de grande valor para os estudantes no desenvolvimento de projetos arquitetônicos nas seguintes disciplinas: Projeto II – centro cultural para o 4º período; Projeto IV – edifício vertical de uso misto para o 6º período; e desenvolvimento de análises urbanísticas na disciplina Planejamento Urbano para o 6º período.

Os discentes estiveram na Praça Raul Soares, na Praça da Liberdade e entenderam a estrutura do complexo JK e as soluções arquitetônicas dessa obra do arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer. Em um segundo momento, o grupo se dividiu e o 4º período, acompanhado pela Profa. Ma. Marcia Ordones Lemos Saleh, visitou o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e o Palácio das Artes.

Já o 6º período, coordenado pela Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis e pelo Prof. Me. Cézar Silvino Figueredo, conheceu o Edifício Shopping 5ª Avenida e toda sua infraestrutura técnica e o premiado Edifício Serramares, projetado pelo arquiteto e urbanista Joel Campolina.

Os alunos vivenciaram as soluções de projeto para edifícios complexos, conheceram e entenderam a estrutura física, a circulação horizontal e vertical, o funcionamento de garagens no subsolo e a logística dos funcionários. Também perceberam a forma como os usuários circulam nesses espaços em um dia comum de expediente.

Na prática, reconheceram diretrizes impostas pelas normas brasileiras, principalmente, a NBR-9077 e a NBR-9050, que tratam das rotas de fuga em caso de pânico e incêndio nos edifícios e acessibilidade nas áreas de uso público. Dessa forma, vivenciando as tipologias dos edifícios, os estudantes desenvolverão os projetos acadêmicos com mais segurança e desenvoltura. As visitas foram bem-sucedidas e beneficiaram 32 alunos.

Turmas do 4° e 6° períodos e seus professores responsáveis em uma das unidades habitacionais do Edifício JK

visita arquitetura 6

Turma do 6º período e seus professores responsáveis no Edifício Shopping 5ª Avenida

visita arquitetura 5