O Centro Universitário de Formiga sediou, no dia 25 de setembro, uma palestra ministrada pela proprietária da empresa CP Paisagismo, Carla Pimentel. A atividade foi realizada no Salão Nobre “Eunézimo Lima” e teve como objetivo disseminar para os alunos de Arquitetura e Urbanismo abordagens sobre a atuação do profissional em trabalhos paisagísticos.

A palestrante reforçou conteúdos abordados nas disciplinas de Paisagismo e apresentou aos discentes os serviços desenvolvidos pela empresa CP Paisagismo, que possui unidades em Belo Horizonte e Brasília. A atividade possibilitou o contato dos estudantes com a realidade profissional e com informações para o desenvolvimento de projetos dentro e fora do universo acadêmico.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Ma. Marianna Costa Mattos, destacou que a profissão do arquiteto e urbanista possui onze campos de atuação, sendo, portanto, caracterizada como essencialmente generalista. Ela explicou que o foco do ensino acadêmico está, em sua maioria, voltado para as áreas de projetos arquitetônicos e urbanísticos, o que incentiva os discentes a seguirem uma mesma linha profissional.

“Dessa forma, essa palestra e outras atividades extensionistas possibilitam ao futuro profissional o conhecimento de áreas complementares ao projeto arquitetônico e urbanístico, resultando na variação das possibilidades de escolhas profissionais e na motivação dos alunos pela busca de um diferencial no mercado de trabalho”, ressaltou.

Profissional

Carla Pimentel é referência no Brasil na área de paisagismo. É profunda conhecedora das espécies da flora brasileira e responsável por executar projetos de grande porte em haras, sítios, residências, edifícios comerciais e urbanização em condomínios e municípios.

No currículo, há prêmios de destaque como Casa Cor Minas Gerais e Prêmio Destaques da Engenharia Civil. Carla Pimentel comanda o escritório homônimo na capital mineira, com mais de quarenta colaboradores, entre arquitetos, paisagistas, administradores e jardineiros.

Formação:

• 5º Simpósio Internacional de Paisagismo – Universidade Federal de Lavras – 2010

• Pós-graduação em Planejamento Ambiental Urbano – Urbanismo – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - 2007

• Pós-graduação em Planejamento e Gestão Ambiental – Centro Universitário de Belo Horizonte – 2002

• Especialização em Arquitetura Paisagística Contemporânea pelo CREA – MG – 2001

• Formação em “Feng Shui” – Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix – 1999

• Especialização em Jardinagem e Paisagismo (Holambra – SP) – 1995

• Paisagista – Instituto de Arte e Projeto (INAP - MG) – 1993

• Psicóloga e Bacharel licenciada pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade – FUMEC – 1988

palestra paisagismo 1

palestra paisagismo 2