historia

O Centro Universitário de Formiga-MG inaugurou na noite de terça-feira, 11 de outubro, o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU). O novo espaço está localizado no Prédio 1, próximo à portaria principal, e tem por finalidade possibilitar mais atividades práticas do Curso, contribuindo para a complementação da formação do futuro profissional de Arquitetura e Urbanismo. Também visa estabelecer mais contatos com a sociedade, possibilitando parcerias com instituições regionais. Participaram da solenidade diretores, coordenadores, professores, o prefeito eleito de Formiga e professor do UNIFOR-MG, Prof. Me. Eugênio Vilela Júnior, além de outras autoridades.

A Diretora Geral de Ensino, Profa. Ma. Inêidina Sobreira, representou o Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, no evento. Devido a um imprevisto, o professor foi a Belo Horizonte e não chegaria a tempo da inauguração. A Diretora deu boa noite a todos e parabenizou a Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Ma. Marianna Costa Mattos, pela força de vontade e pela tenacidade na realização desse projeto. Agradeceu aos colegas presentes e destacou que é sempre uma alegria inaugurar um laboratório de tão grande porte.

A Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Ma. Marianna Costa Mattos, agradeceu ao Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, à Diretora-Geral de Ensino Profa. Ma. Inêidina Sobreira, ao Conselho Diretor do UNIFOR-MG, à Coordenadora Geral de Cursos Profa. Ma. Roberta Avelar Araújo Garcia, aos funcionários envolvidos nessa realização, aos professores, aos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo pelo interesse e ideias para a construção do Laboratório, aos departamentos envolvidos na execução do Escritório Modelo, como o Departamento de Obras e Manutenção (Depom), o Departamento de Patrimônio, Almoxarifado e Compras (Depac) e o Departamento de Comunicação.

“Gostaria de fazer também um agradecimento à Profa. Ma. Hiveline Giovani. A ideia do Escritório surgiu ainda em sua gestão. Há três anos, ela convidou-me para ajudá-la na elaboração e planejamento do Escritório. Se não fosse o seu trabalho anterior, essa realização não seria possível”, afirmou.

A Profa. Ma. Marianna Costa Mattos destacou os coordenadores de cursos que apoiaram e incentivaram a realização do laboratório, que trará benefícios para a comunidade acadêmica e regional.

Agradeceu à Profa. Ma. Karla Cristina Garcia de Carvalho pelo empenho, motivação, organização e preparação para as orientações no Escritório Modelo.

“Com esse espaço para a prática de estágio, os futuros profissionais sairão do Ensino Superior plenamente preparados para atenderem às demandas locais e regionais”, considerou.

A coordenadora pontuou que o Escritório tem como princípios a Qualidade, a Ética, o Respeito ao Indivíduo, a Performance e a Inovação, buscando se adequar às inovações do mercado e às reais demandas da população, especialmente, atendendo pessoas que não possuem a oportunidade de uma assistência técnica para construção de suas casas.

Benefícios

No Escritório Modelo são oferecidas atividades privativas de arquitetos e urbanistas, como: Arquitetura e Urbanismo (construção e reforma); Arquitetura de Interiores; Arquitetura Paisagística; Patrimônio Histórico Cultural e Artístico (requalificação, revitalização e intervenções em edifícios de valores histórico-culturais); Planejamento Urbano e Regional (Elaboração e revisão de Plano Diretor, desenvolvimento de projetos urbanísticos); Conforto Ambiental (consultoria de eficiência energética de edificações, de estratégias de sustentabilidade, de materiais, entre outras).

“Esperamos atender todas as demandas da comunidade acadêmica e da comunidade regional, buscando sempre ressaltar a importância da Arquitetura e do Urbanismo na construção física, social, cultural e ambiental de nossa cidade e região”, ressaltou a Profa. Ma. Marianna Costa Mattos.        

O descerramento da placa foi feito pela Coordenadora Profa. Ma. Marianna Costa Mattos, pela Diretora Geral de Ensino Profa. Ma. Inêidina Sobreira e pela Diretora de Planejamento e Finanças Adriana Alves Silva.

Alunos

O Laboratório é um grande diferencial para o Curso do UNIFOR-MG. Brunelle Fernandes Cunha, do 6o Período de Arquitetura e Urbanismo, ressaltou a importância do Escritório para os estudantes.

“Teremos mais prática arquitetônica em soluções. Conseguiremos ajudar a sociedade e a lidar como profissionais diante de projetos e de problemas”, afirmou.

IMG 3866

IMG 3828

IMG 3879

IMG 3882

IMG 3883

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.