logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

historia

O curso de Engenharia Agronômica promoveu, no dia 14 de março, o Dia de Campo. As atividades ocorreram na Fazenda Laboratório do UNIFOR-MG. Além de alunos, as ações contaram com a participação de produtores rurais de Candeias, Campo Belo, Bambuí, Pimenta, Córrego Fundo, Formiga, Arcos, Iguatama, Camacho, Pains, Piumhi, Itapecerica, Doresópolis, Cláudio e Pedra do Indaiá.

A coordenadora da graduação Profa. Dra. Fernanda Maria Rodrigues Castro explicou que a iniciativa teve como objetivo a demonstração de tecnologias: cultivares, insumos agrícolas, equipamentos, agricultura de precisão, análise de fertilidade do solo, entre outras.

De acordo com a entrevistada, a programação propiciou parcerias com empresas do segmento agrícola, aproximou a comunidade e as empresas da Instituição e proporcionou aos discentes a troca de experiências.

“A participação das empresas e da comunidade foi surpreendente. O evento também viabilizou a multidisciplinaridade, a integração entre os cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária, trouxe novas tecnologias e novos conhecimentos para o produtor rural. Além de tudo, foram arrecadadas doações para o Banco Municipal de Alimentos de Formiga”.

Durante o evento, foram sorteados: 5 toneladas de calcário (Calcário Solo Fértil); 2 sacos de 50kg de Force Mg (TMF Fertilizantes Inteligentes); 1 saco de semente de milho (Nidera); 1 saco de semente de milho (Forseed Sementes e Garantia Agronegócios); Agricultura de precisão: georreferenciamento com amostragem de solo em 10ha (Agrolab e Valente); 1 kit churrasco e 1 cooler (Sicoob Credifor); 1 Cadastro de Uso Insignificante de Recursos Hídricos (V&M Agroambiental); 12 toneladas de calcário (Calcário Cazanga); Aplicação de defensivos em 5ha utilizando drone (Planatec); 1 programa de Segurança Rural; chapéus e bonés.

Atividades:

- Cultivares de milho e de soja: as empresas Morgan, Riber, Nidera, Forseed e Agroeste demonstraram o desempenho de suas cultivares no campo (resistência a pragas e doenças, enchimento de grãos, produtividade, desenvolvimento vegetativo, entre outros parâmetros agronômicos de interesse produtivo). (Revendas: Garantia Agronegócios, Porto Mineiro de Grãos, Casa Agrícola - Rede do Campo)

- Fertilizantes e corretivos: participaram as empresas Cazanga, Solo Fértil e TMF Fertilizantes Inteligentes.

- Defensivos agrícolas: as empresas Fertiquímica e Dimicron apresentaram produtos e tecnologias de aplicação para reduzir custos e aumentar a eficiência, gerando benefícios para o produtor e para o meio ambiente.

- Máquinas Agrícolas: Minas Verde John Deere, Aliança Comércio de Máquinas Agrícolas (Valtra) e Prodoeste Tratores (Massey Ferguson) fizeram demonstrações de maquinários e novas tecnologias. Com a modernidade, os sensores acompanham do plantio à colheita, entre outras vantagens, o GPS e o piloto automático aumentam a eficiência de trabalho e a qualidade das operações. Além disso, a empresa Alvorada Pneus apresentou seus produtos trazendo soluções rápidas para os produtores.

- Sensoriamento Remoto e utilização de Drones: a empresa Planatec, a empresa Valente e V&M Agroambiental exibiram tecnologias de mapeamento, diagnóstico de áreas produtivas e de aplicação de insumos agrícolas com drones. Esses equipamentos proporcionam ao produtor dados sobre as condições reais de campo para tomadas de decisão mais precisas e assertivas.

- Segurança no campo: A empresa Antecipar apresentou soluções em segurança para os trabalhos realizados no campo, como garantia de bem-estar para o produtor e seus colaboradores.

- Análises agronômicas: A empresa Agrolab, por meio da demonstração de seus produtos e serviços, conscientizou o público sobre a importância da análise de solo e análise foliar. Essas práticas apresentam a real concentração de nutrientes no solo e na cultura, oferecendo parâmetros essenciais para a correção e a adubação visando os diferentes cultivos.

-Tecnologia de aplicação: A empresa Saframax apresentou tecnologias que auxiliam o produtor na aplicação de insumos, aumentando a eficiência e economia.

- Crédito Rural: Havia um estande da Cooperativa Sicoob, que mostrou seu portfólio direcionado ao produtor rural.

dia de campo2

dia de campo4

dia de campo7

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.