logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

historia

Os alunos do 1º período do curso de Marketing e do 5º período de Administração realizaram a FEMAD 2015 (Feira Mercadológica dos Cursos de Administração e Marketing), nos dias 19 e 20 de maio.
 
Com o tema “Gastronomia”, a comunidade acadêmica do UNIFOR-MG teve a oportunidade de experimentar pratos típicos de diversas regiões do Brasil e também de alguns países. 
 
De acordo com a coordenadora dos cursos de Administração e Marketing, Profa. Dra. Jussara Maria Rodrigues Oliveira, o objetivo da feira mercadológica é desenvolver nos alunos habilidades relacionadas ao processo de elaboração de pesquisas, desenvolvidas do mix de marketing, estimulado o comportamento empreendedor dos acadêmicos.
 
A Praça de Alimentação do Prédio 1 do campus universitário ficou bastante movimentada nos dois dias da VIII FEMAD. Os grupos apresentaram e comercializaram pratos típicos das culinárias americana, árabe, francesa, italiana, suíça, baiana, capixaba, carioca, goiana, mineira e paulista.
Segundo a aluna Clarissa Castro, do 5º período do curso de Administração, o grupo dela ficou responsável por representar a culinária de São Paulo. A acadêmica revelou que o trabalho não foi fácil, pois a cidade tem uma grande mistura de nacionalidades, mas, mesmo assim, o grupo conseguiu identificar os pratos que são “a cara” dos paulistanos, como a torta bauru, batata chips e pastelzinho de frango. 
 
Os alunos fizeram uma pré-seleção, por meio de questionário, para ver a preferência dos consumidores. “A pesquisa serviu muito, principalmente na tomada de decisões, para analisar a demanda, controle de fluxo de caixa, o que é muito importante para o curso de Administração. Vimos, na prática, o que vamos exercer quando estivermos formados e atuando como administradores”, ressaltou Clarissa Castro.
 
No estande da culinária americana, foram servidos sanduíches típicos e dignos de um tradicional fest-food. Segundo a acadêmica Luana Moura, do 1º período do curso de Marketing, os hambúrgueres, batatas fritas, refrigerantes e petit gâteau são sempre uma boa pedida e fizeram sucesso na FEMAD. 
 
Em outro espaço, os acadêmicos mostraram um pouco da culinária baiana, capixaba, carioca, goiana, mineira e até de outros países com pratos típicos que são famosos em todo o mundo, como as massas italianas e os doces franceses. 
 
De acordo com o aluno Raiden Belo, do 5º período de Administração, a intenção do grupo dele foi oferecer sobremesas. “Tivemos a ideia de trazer uma coisa diferente na área de doces e, como a França é referência em culinária, trouxemos umas tortas diferenciadas, mousses, pot cakes”. 
 
Para definirem os pratos, os alunos também fizeram pesquisas com os alunos, delimitando os sabores que teriam mais saída, preços praticados no mercado, trabalharam a divulgação dos produtos nas mídias sociais e conquistaram um resultado que consideraram satisfatório.
 
Os chocolates suíços também foram lembrados por um dos grupos da FEMAD. Como explicou o aluno Samuel Andrade, do 1º período de Marketing, eles fizeram diversas pesquisas sobre a Suíça e sua culinária para definirem o que iriam levar para as pessoas degustarem e apresentaram várias opções, como trufas, tortas de chocolates e chocolate quente.
 
Dentre os estandes mais comentados e procurados estava o de comida típica árabe. Os acadêmicos entraram em contato com descendentes de árabes que moram em Formiga que os auxiliaram na pesquisa.  Devidamente caracterizados, os alunos desse grupo contaram com o apoio de um genuíno árabe para fazer os pratos que foram o kebab (um sanduiche natural árabe com pão de sírio), esfirra e quibe assado.
 
“Achei a ideia excelente porque, além de participar todo mundo do Centro Universitário, dá a oportunidade de abrir as portas para o pessoal da própria cidade conhecer os trabalhos desenvolvidos no UNIFOR-MG”, comentou o aluno Adriano Carvalho, do 1º período de Marketing.
 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.