logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

historia

O Prof. Me. Fernando César Silva Lage foi aprovado para cursar doutorado em Ciência dos Alimentos na Faculdade de Farmácia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O curso terá início ainda neste segundo semestre de 2015 e será realizado até 2019.

O processo seletivo foi realizado no dia 26 de outubro, quando o professor apresentou o projeto de doutorado para uma banca composta por três professores da área. De acordo com o Prof. Me. Fernando Lage, o projeto será realizado com frutos nativos onde ele avaliará o potencial desses frutos no tratamento das alterações metabólicas induzidas por dieta em camundongos Balb/c.

“Devido ao aumento em proporções alarmantes das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), como o diabetes e obesidade, crescem em importância estudos para o desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas, sendo as plantas medicinais e alimentos nativos ricas fontes de potenciais substâncias bioativas. No Brasil, várias plantas são utilizadas para o tratamento do diabetes e obesidade e muitas outras são, também, usadas para tratar problemas relacionados às alterações metabólicas causadas pelas doenças. No presente estudo, irei avaliar o potencial antihiperglicêmico e antihiperlipidêmico de três espécies de frutos nativos do Brasil conhecidos no passado, mas muito pouco aproveitados hoje: Strychnos pseudoquina (quina-do-cerrado), Sterculia chicha (chicha) e Guazuma ulmifolia (mutamba)”, explicou o professor.

Ao comentar sobre as expectativas com relação ao doutorado, o Prof. Me. Fernando Lage ressaltou: “quando gostamos do que fazemos e fazemos com amor, buscamos o aperfeiçoamento da arte. Durante minha trajetória como nutricionista, professor e pesquisador, na qual busco constantemente o conhecimento para auxiliar meus clientes e alunos, tenho ótimas expectativas que o doutorado irá contribuir bastante nesse processo”.

O Prof. Me. Fernando Lage graduou-se como nutricionista em dezembro de 2005 pelo UNIFOR-MG. “No ano posterior, tive a oportunidade de trabalhar com os cursos de Enfermagem, Nutrição, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Fisioterapia, ora substituindo professores, ora em aulas de dependência, ora como professor de disciplina nesta idônea Instituição de Ensino, o que me fez crescer como profissional, professor e pesquisador, assim como mantive minhas atividades profissionais ambulatoriais. Nesse tempo, trabalhei até 2010, quando finalizou o curso de Nutrição. No ano posterior, comecei o mestrado em Ciência dos Alimentos pela UFLA (Universidade Federal de Lavras). Em 2014, retornei ao UNIFOR-MG para lecionar no curso de Estética, no qual hoje sou professor”, relatou.

Sobre a importância do doutorado para a vida profissional e para a Instituição, o Prof. Me. Fernando Lage foi enfático. “No mestrado, eu quis entender um pouquinho da ciência dos alimentos relacionada à tecnologia, engenharia e elaboração de produtos. Agora, no doutorado, irei aplicar esse conhecimento e trabalhar direcionado a doenças e seus respectivos tratamentos, o que irá contribuir muito no processo do ensino-aprendizagem e pesquisa. A importância do doutorado para mim e para a Instituição é ampliar os horizontes na busca de aprofundar o conhecimento e, quem sabe, descobrirmos algo diferente, o que terá extrema valia no aperfeiçoamento do conhecimento e ciência, em que sou parte desta equipe de excelentes diretores, professores e profissionais que trabalham no UNIFOR-MG.

O Prof. Me. Fernando Lage é especialista em Nutrição Humana e Saúde, em 2007 pela UFLA; mestre em Ciência dos Alimentos, em 2013 também pela UFLA; é Responsável Técnico pelo Serviço de Nutrição do Centro de Nefrologia Formiguense (Nefrocentro) e trabalha com educação nutricional no diabetes, emagrecimento e esporte no Instituto Perium Centro de Saúde, em Formiga.

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.