logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

historia

Os professores José Carlos Leal e Rodrigo Vinícius Ferreira tiveram um artigo aprovado para apresentação na 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES (União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação), a ser realizada de 22 a 26 de maio de 2016, em Curitiba.

O trabalho intitulado “Desempenho físico-funcional da mobilidade corporal em escolares” tem como coautora a Profa. Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti, orientadora do Prof. Me. José Carlos Leal no curso de mestrado em Promoção da Saúde da UNIFRAN (Universidade de Franca).

Esse estudo foi desenvolvido no Colégio de Aplicação – Unidades I e II, com 108 alunos do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Os alunos tiveram o peso e altura medidos para determinar o IMC (Índice de Massa Corporal) e foram aplicados testes motores (força abdominal, equilíbrio, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória).

Como resultado, os alunos do sexo masculino foram superiores no teste de capacidade cardiorrespiratória em relação às meninas. Nos demais testes, não foram verificadas diferenças significativas. Também, os alunos com sobrepeso foram inferiores aos alunos com peso normal no teste de capacidade cardiorrespiratória. Os outros testes também não apresentaram diferenças entre os pesos. Com esse trabalho, é possível adequar as metodologias mais indicadas durante as aulas de Educação Física, a fim de evitar situações de constrangimento e discriminação entre as crianças, atuando como fator de proteção social para as meninas e crianças com sobrepeso.

O estudo fez parte do trabalho de mestrado do Prof. José Carlo Leal, o qual ressalta a importância do UNIFOR-MG com ajuda de custo para cursar o mestrado e o apoio da coordenação dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).

“A conferência da UIPES é a maior do mundo em promoção da saúde e ter um trabalho aprovado num evento dessa magnitude é importante para engrandecer o currículo. É possível, por meio da participação num congresso desse, trazer atualizações e informações importantes para serem desenvolvidas com os alunos de Educação Física. Como, a cada dia mais, a Educação Física é vista e pensada como uma profissão voltada para a saúde, é importante conhecer novas metodologias e as pesquisas ligadas à promoção da saúde, considerando-se que o exercício se mostra como importante estratégia de promoção da saúde”, enfatizou o Prof. Me. José Carlos Leal.

 

Autores do artigo

José Carlos Leal – professor do UNIFOR-MG nos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), nas disciplinas de Metodologia do Ensino do Futsal, do Basquetebol e Ginástica Geral. É coordenador de área do subprojeto de Educação Física do PIBID/UNIFOR-MG (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), fomentado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Rodrigo Vinícius Ferreira – professor do UNIFOR-MG nos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), nas disciplinas de Cinesiologia, Treinamento Esportivo e Ginásticas de Academia.

Marisa Afonso Andrade Brunherotti - professora da UNIFRAN no Programa de Mestrado em Promoção da Saúde.

 

A Conferência Mundial

Iniciadas em 1951, em Paris, as Conferências Mundiais em Promoção da Saúde promovidas pela UIPES configuram-se como o principal evento para profissionais, pesquisadores, gestores e interessados na temática e têm acontecido nas diversas regiões do mundo. No entanto, desde essa época, só uma aconteceu na América do Sul, em Buenos Aires, em 1969. Portanto, o Brasil será o segundo país desse continente a sediar esse evento tão importante.

O contexto atual é propício para a discussão da promoção da saúde, já que as mudanças no perfil de distribuição da saúde e do adoecimento, aliado ao reconhecimento da limitação de ações centradas em um modelo biomédico de atenção e cuidado, evidenciam a necessidade de novas abordagens voltadas para a atuação sobre determinantes amplos da saúde, por meio de políticas públicas integradas e intersetoriais para promover a saúde.

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.