MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

O UNIFOR-MG recebeu no dia 5 de maio, no Salão Nobre “Eunézimo Lima”, a palestra intitulada “Tecnologia Assistiva”. O evento foi promovido pelos cursos Ciência da Computação, Fisioterapia e Serviço Social.

A atividade foi ministrada por Gleison Fernandes Faria, graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Itaúna. Em decorrência de complicações no parto, ele tem paralisia cerebral, o que comprometeu os seus movimentos.

Durante a explanação, o palestrante contou com o apoio de seus assessores. Ele descreveu sua história de vida, apresentando dificuldades e superações.

Em seguida, Gleison Fernandes Faria expôs sobre o desenvolvimento da Tecnologia Assistiva, ressaltando a integração entre as áreas da saúde e da tecnologia.

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo utilizado para identificar e criar recursos e serviços que contribuam para a melhoria na qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais.

Por fim, Gleison Fernandes Faria apresentou o “TIX”, um teclado icnográfico que pode ser utilizado em qualquer tipo de computador com entrada USB.

Os estudos para a criação do “TIX” tiveram início no projeto de trabalho de conclusão de curso. Atualmente é um produto desenvolvido e distribuído por uma empresa de Belo Horizonte.

De acordo com os coordenadores do evento, a palestra teve caráter motivacional e proporcionou, sobretudo, reflexões sobre a importância do trabalho multidisciplinar.

A palestra contou com a participação de alunos dos cursos Ciência da Computação, Fisioterapia, Serviço Social e Pedagogia. Funcionários do Departamento de Informática e representantes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NUAI) também acompanharam a atividade.