logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

historia

Alunos do Curso de Medicina Veterinária apresentaram, no dia 14 de setembro, o Projeto de Extensão “Medicina Veterinária em Ação”. Foram abordados temas como leishmaniose, toxoplasmose, guarda responsável dos animais e cuidados básicos com animal de estimação.

A atividade foi ministrada por discentes do 8º período na Secretaria Municipal de Saúde de Formiga. A palestra contou com a participação de servidores municipais. A ação faz parte de uma parceria com a Prefeitura, na qual os alunos desenvolvem ações no Núcleo de Atenção e Saúde da Família (NASF).

O responsável pelo Projeto de Extensão, Prof. Me. Fabrício Rodrigues Amaral, destacou que a iniciativa leva conhecimentos para a comunidade e capacita os discentes para o mercado de trabalho. Argumentou que o trabalho concretiza o reconhecimento da Medicina Veterinária como profissão da área de Saúde (Resolução CNS 287/98), mostrando seu fundamental e importante papel na construção da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Prof. Me. Fabrício Rodrigues Amaral citou também a publicação da Portaria 2488 de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica para o SUS e inclui a Medicina Veterinária no NASF.

Os NASFs são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas que devem atuar de forma integrada e apoiar as Equipes Saúde da Família e as Equipes de Atenção Básica. Eles devem contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, promovendo intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, em termos clínicos, sanitários e ambientais.

Aprendizado

O Prof. Me. Fabrício Rodrigues Amaral destacou que a participação do aluno do Curso de Medicina Veterinária nas atividades do Projeto “Medicina Veterinária em Ação”, por meio de comunicação oral e cartilhas educativas, torna-se fator relevante para a sua formação acadêmica.

O docente informou ainda que o projeto divulga conhecimentos para a comunidade, contribuindo na prevenção de doenças zoonóticas e aquelas transmitidas por água e alimentos, além de cuidados básicos com animais de estimação.

O aluno de Medicina Veterinária, Paulo Soares, considera que o projeto tem proporcionado um grande ganho para os discentes na habilidade de preparação de material educativo. Ele disse que por meio de pesquisas em trabalhos científicos são sintetizadas informações para que o público compreenda o assunto proposto.

O estudante explicou que, além das cartilhas, são realizadas apresentações para a comunidade nos grupos de apoio dos PSFs de Formiga. “Trata-se de um projeto de grande relevância, pois permite mostrar um pouco do trabalho do Médico Veterinário na saúde pública", ressaltou.

IMG 20160919 WA0015

 

IMG 20160919 WA0017

 

IMG 20160919 WA0016 

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.