As acadêmicas do 7° período de Pedagogia Débora Alves de Carvalho Favarini e Polliane Rodrigues Faria Terra, acompanhadas pela Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, apresentaram cinco trabalhos no 3º Congresso Nacional de Educação. O evento ocorreu no Espaço Cultural Urca, nos dias 5, 6 e 7 de junho, em Poços de Caldas, Minas Gerais.

As discentes atuam na Residência Pedagógica (RP) e desenvolveram os estudos na Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes e na Escola Estadual Rodolfo Almeida, que abrigam o Programa. As pesquisas tiveram a orientação da Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira e o apoio e o incentivo dos coordenadores Profa. Ma. Neiva Maria Rodrigues da Silva e Prof. Dr. Heslley Machado Silva.

Foram exibidos na categoria pôster: “Percepções Acerca do Impacto dos Programas PIBID e Residência Pedagógica na Formação Docente no UNIFOR-MG”; “A Mediação Pedagógica de Residentes de Pedagogia - UNIFOR-MG no Processo de Aprendizagem”; “A Atuação da Residência Pedagógica na Intervenção no Processo de Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais”; “A Hora do Conto como Estratégia de Incentivo à Leitura no Programa Residência Pedagógica - UNIFOR-MG”; “Leitura e Literatura Infantil: a Participação da Residência Pedagógica do UNIFOR-MG na Formação de Leitores”.

A programação contou com minicursos, palestras, conferências, mesas-redondas e debates. Professores e pesquisadores de destaque nacional prestigiaram as atividades. Débora Favarini analisou a participação no congresso como enriquecedora e motivadora para seu desenvolvimento profissional, além de importante na formação acadêmica, devido à troca de informações e experiências. Ela comentou que houve conexão direta com palestrantes e outros discentes.

Para Polliane Rodrigues Faria Terra, foi uma oportunidade ímpar de crescimento. Ela disse que conheceu questões do cenário atual, além de ter a chance de mostrar o trabalho dos integrantes da Residência Pedagógica - Pedagogia nas escolas. A Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira ressaltou o orgulho da atuação das duas orientandas em relevante evento nacional, com apresentação de estudos. “Tudo isso é resultado do esforço delas e de toda a equipe da Residência Pedagógica”, afirmou.

Residência Pedagógica

O programa visa incentivar a formação de docentes para a educação básica, valorizando o magistério e permitindo a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública, para que vivenciem a regência e experiências metodológicas, tecnológicas e práticas de caráter inovador e interdisciplinar para a busca de soluções dos problemas de ensino-aprendizagem.

congresso 1

A Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira