historia

As alunas do Curso de Ciências Biológicas, Giovana Batista Soares, Isabela Maria Silva Leão, Taísa Carolina da Silveira, e a discente do Curso de Pedagogia, Nádia Rodrigues Faria, participarão do “II Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias”. O evento será realizado, entre os dias 6 e 8 de julho, em Montevidéu, Uruguai.

As estudantes são pesquisadoras do Programa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Elas apresentarão trabalhos que fazem parte dos projetos de pesquisa orientados pelo Prof. Dr. Heslley Machado Silva. Para participarem do evento, as acadêmicas contam com o apoio do Centro Universitário de Formiga.

O trabalho “Origem da humanidade: concepção dos professores em formação dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas” será apresentado pela aluna Isabela Maria Silva Leão. Ele tem como coautores: Nádia Faria Rodrigues; Prof. Dr. Heslley Machado Silva; Profa. Dra. Graça Simões Carvalho.

O estudo busca compreender como os alunos de Pedagogia e Ciências Biológicas do UNIFOR-MG interpretam a origem do homem, sendo ela obra da criação de Deus ou resultado de processos evolutivos.

A discente Giovana Batista Soares apresentará o estudo “A relação entre ciência e religião: Visão dos estudantes de Ciências Biológicas e Pedagogia”. Foram analisadas as perspectivas dos alunos do 2º, 4º e 6º período dos cursos de Ciências Biológicas e de Pedagogia do UNIFOR-MG sobre a separação entre ciência e religião, no âmbito acadêmico. A pesquisa também contou com a coautoria do Prof. Dr. Heslley Machado Silva.

A aluna Taísa Carolina da Silveira apresentará no Congresso o trabalho “A finalidade da evolução: a opinião de alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia”. Ele tem como coautores: Profa. Dra. Elaine Sandra Nicoline Nabuco de Araújo; Prof. Dr. Heslley Machado Silva.

O objetivo é investigar a concepção dos estudantes de Ciências Biológicas e de Pedagogia do UNIFOR-MG quanto à evolução e à origem do homem. O tema Evolução é abordado nas escolas e gera muitas dúvidas, a maioria em relação às contradições relacionadas ao criacionismo.

As alunas agradecem o apoio do UNIFOR-MG e ressaltam a importância de participarem de um congresso internacional. Elas consideram o evento como uma oportunidade para adquirirem e compartilharem novos conhecimentos.

O Prof. Dr. Heslley comentou a notícia. “Ressalto o orgulho de ter as quatro orientandas participando de tão relevante evento internacional, com apresentação de trabalho, resultado do esforço individual de cada uma delas nessa empreitada”, afirmou.  

Foto: Da esquerda para a direita: Taísa Carolina da Silveira; Isabela Maria Silva Leão; Prof. Dr. Heslley Machado Silva; Giovana Batista Soares; Nádia Rodrigues Faria  

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.