VESTIBULAR 2021

INSCREVA-SE PARA

A PROVA ON-LINE

CLIQUE E INSCREVA-SE

O CDArq, inicialmente, denominado Arquivo Geral, surgiu da necessidade urgente de resgatar, preservar, organizar e custodiar a memória histórica e administrativa de 36 anos de constituição da Instituição, bem como da necessidade de desobstruir o espaço físico das unidades administrativas e acadêmicas, que por falta de uma política de eliminação e local apropriado se encontravam comprometidas pelo acúmulo excessivo de papéis; além de servir de laboratório para o curso de Biblioteconomia.
Teve suas atividades iniciadas precariamente em fevereiro de 2002. Em julho de 2002 foi inaugurado o prédio do então Arquivo Geral, e em agosto de 2002 as atividades começaram nas novas dependências (Prédio 3 – 2º andar).

É mantido pela Fundação Educacional de Formiga-MG - FUOM e está vinculado à Coordenação dos Departamentos de Recursos Humanos / CDArq.

Em fevereiro de 2006 foi modificada a denominação “Arquivo Geral” e através da Resolução nº 1/2006 do Conselho Diretor da FUOM foi instituído oficialmente o CDArq – Centro de Documentação Arquivística.

Finalidade manter sob controle a produção, custódia e organização da documentação da FUOM, através da aplicabilidade de metodologias e técnicas arquivísticas que assegurem e agilizem o acesso à informação e preservação dos documentos que integram o patrimônio documental da instituição.

Seu fundo documental é constituído por documentos impressos / manuais / iconográficos / fotográficos / projetos de engenharia, produzidos e recebidos pela mantenedora FUOM, de suas atividades-meio e atividades-fim, desde sua criação, em 1963 como Universidade do Oeste de Minas, em 1965 como Fundação Universidade do Oeste de Minas (FUOM), em 1990 como Fundação Educacional Comunitária Formiguense  e em 2014 como Fundação Educacional de Formiga-MG,  referente às suas unidades administrativas e acadêmicas: Colégio de Aplicação Unidades I e II, Centro Universitário de Formiga – UNIFOR/MG e Clube UNIFOR-MG.

Utiliza para organização do acervo: Código de Classificação de Documentos, Tabela de Temporalidade, formulários e etiquetas.
Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. “Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.