logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

VESTIBULAR 2021

USE SUA NOTA DO ENEM

CLIQUE E INSCREVA-SE 

imag2

A V Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi realizada entre os dias 25 e 27 de outubro. As atividades ocorreram no Salão Nobre “Eunézimo Lima”, na Praça de Alimentação e também na Fazenda Laboratório do UNIFOR-MG. A programação contou com palestras, minicursos, apresentações culturais, dentre outras ações.   

Na quarta-feira, houve a leitura e a aprovação do Regimento Interno, a apresentação dos alunos do Tatame do Bem, além da palestra “Desafios e vantagens da transição dos modelos clássicos de produção para o modelo agroecológico”, ministrada pelo docente do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Alysson Rodrigo Fonseca.

Também foi realizada a “Apresentação da avaliação antropométrica das crianças atendidas pela Associação Tatame do Bem, antes e após o recebimento dos alimentos do Banco Municipal de Alimentos e PAA - Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar”. A atividade foi coordenada pelo presidente da associação Tatame do Bem, Rodrigo Assalin.

No primeiro dia do evento, o Município deu um importante passo na luta contra a vulnerabilidade alimentar. O secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Jaderson Teixeira, assinou o termo de adesão de Formiga ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que será enviado à Câmara Municipal. No evento, ele representou o prefeito Eugênio Vilela.

O presidente do Conselho Federal dos Nutricionistas e do Conselho de Segurança Alimentar do Estado de Minas Gerais, Élido Bonomo, que esteve presente na conferência, explicou que a adesão ao SISAN traz muitos benefícios para o Município, tais como: possibilidade de receber apoio técnico e político para a implementação e aperfeiçoamento da gestão do SISAN e dos seus planos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); organização e maior participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas referentes à SAN; acompanhamento e monitoramento de indicadores, programas e orçamento de segurança alimentar e análise da situação; contribui para a promoção de ações de educação permanente, formação e capacitação de gestores; maior acesso à alimentação adequada pelos titulares desse direito.

Na manhã de quinta-feira, dia 26, Élido Bonomo e uma comitiva de representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA) visitaram o Banco Municipal de Alimentos Maria Athanázia de Freitas (BMA) para conhecerem o trabalho desenvolvido no local.

No período da tarde, foram desenvolvidos os minicursos “Manejo Alternativo de Doenças” e “Conservação do Solo e Água” na Fazenda do Centro Universitário. Logo após, foram retomados os trabalhos no Salão Nobre “Eunézimo Lima”.  O evento foi finalizado na sexta-feira, 27 de outubro, com a plenária eletiva da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Centro-Oeste de Minas Gerais.

O Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (COMSEA), Sérgio Rabelo, informou que o evento teve como objetivo articular as políticas públicas relacionadas à segurança alimentar e nutricional que serão implementadas nos próximos anos na região.

Parceria

O Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Agronômica, explicou que o UNIFOR-MG tem uma participação expressiva no COMSEA, por intermédio de alunos e professores. Ele informou que a Instituição disponibiliza infraestrutura e pessoal para que o Conselho desenvolva seus projetos.      

O Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, destacou que a Prefeitura de Formiga é uma parceira de primeira hora da Fundação Educacional de Formiga (FUOM) e do UNIFOR-MG e que tudo o que puder ser realizado para o crescimento da cidade e da região será feito. “Foi solicitado que esse evento fosse promovido no campus e nós cedemos com muito prazer, porque é algo de bom para a sociedade de Formiga e da região”, ressaltou. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Jaderson Teixeira, destacou que o UNIFOR-MG tem levado para a Prefeitura de Formiga uma contribuição extremamente importante, no que tange o conhecimento e a produção acadêmica.

“Nós estamos conseguindo levar informação para os nossos agricultores para que eles possam produzir melhor, produzir mais e consequentemente se fixarem nas suas propriedades rurais. O UNIFOR-MG tem contribuído através do conhecimento para que nós possamos aperfeiçoar cada vez mais as nossas ações”, afirmou.        

Com informações da Prefeitura de Formiga    

IMG 5429 

Apresentação dos alunos do Tatame do Bem

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.