logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

VESTIBULAR NOTA MÁXIMA NO MEC!

CLIQUE PARA SE INSCREVER!

 

historia

O Centro Universitário de Formiga recebeu, no dia 19 de maio, no Salão Nobre Eunézimo Lima, o ciclo de palestras “Arquitetura Conceitual”. As atividades foram ministradas pelos arquitetos João Diniz e Laura Penna. O evento contou com a participação de vinte profissionais externos, como arquitetos, engenheiros, designer de interiores, designer gráfico, dentre outros. O Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão, fez a abertura dos trabalhos e ressaltou o alto gabarito dos palestrantes.

A Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Ma. Marianna Costa Mattos, agradeceu a presença do Reitor, ressaltando que sem a sua competente gestão e de sua equipe, os eventos de grande dimensão não seriam possíveis. Em seguida, agradeceu a participação dos profissionais externos, lembrando a extrema relevância de integrar o espaço acadêmico e o mercado profissional.

“A união entre profissionais e estudantes, além de possibilitar a troca de informações, de ferramentas e de experiências, possibilita a fortificação da classe profissional. Trocando ideias e fortalecendo os princípios éticos e profissionais é possível, mais facilmente, conscientizar a sociedade sobre a importância do papel do arquiteto na vida das pessoas e na qualidade dos espaços urbanos”, afirmou.

A Profa. Ma. Marianna Costa Mattos comentou que promoverá outras atividades abertas aos profissionais externos para discutir métodos de disseminar o trabalho do arquiteto e urbanista na região centro-oeste de Minas Gerais. Ela agradeceu a presença de todos os discentes, do 1° ao 9° período, e ressaltou que os alunos são fundamentais para a mobilização no planejamento dos eventos do curso.

A entrevistada agradeceu aos estudantes que colaboraram diretamente na organização do ciclo de palestras. São eles: Gustavo Lopes Ferreira, Elison Wilke Godinho (9° período), Jeanne Lacerda Rodrigues (9° período), Maria Eliza Melo Zacarias (9° período), Fabiana Cristina Marçal (9° período), Fernanda Oliveira Gomes (7° período), Joarez Alexandre de Paula (7° período), Márcia Lana Almeida (7° período), Kênia Luana Maria dos Santos (7° período), Carolina de Oliveira Gonçalves Nogueira (3° período), Naiane Carolina da Cunha (3° período), Luis Filipe Pereira Lopes (3° período) e Lucas Cristino de Faria (3° período).

A coordenadora também agradeceu aos profissionais do UNIFOR-MG, que foram fundamentais na sistematização das atividades. Eles são ligados aos seguintes departamentos: Centro de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Ensino a Distância (CEPEP), Departamento de Patrimônio, Almoxarifado e Compras (DEPAC), Departamento de Obras e Manutenção (DEPOM), Secretaria Acadêmica, Tesouraria, Almoxarifado, Departamento de Informática e Departamento de Comunicação. Ela citou ainda as funcionárias da Copa.

Referência

A Profa. Ma. Marianna Costa Mattos ressaltou que o Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário é referência no centro-oeste mineiro, com corpo docente de extrema qualificação, sendo cinco professores doutores e 14 mestres, além de contar com uma estrutura completa, especialmente, com a inauguração do Escritório Modelo, onde os alunos têm a possibilidade de estágio com projetos de mercado. “Além da tradicionalidade, o UNIFOR-MG possui um Conselho Universitário de extrema competência, que incentiva os coordenadores e o corpo docente a se qualificarem e a inovarem, constantemente, no ensino da graduação”, acrescentou.

A entrevistada reforçou a importância da equipe que possibilita o reconhecimento regional e nacional do Centro Universitário de Formiga. Ela manifestou gratidão aos professores que atuaram diretamente na estruturação do evento. São eles: Prof. Me. Cezar Augusto Silvino Figueredo, Profa. Ma. Karla Cristina Garcia de Carvalho, Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis, Profa. Ma. Márcia Helena Ferreira, Prof. Olavio José da Costa Neto, Prof. Me. Isaac D'Leon de Almeida e Prof. Dr. Ronan Souza Sales. Por fim, agradeceu a presença dos renomados arquitetos João Diniz e Laura Penna, destacando a importância de seus trabalhos e de suas arquiteturas frente ao acervo arquitetônico e intelectual brasileiro.

João Diniz

João Diniz apresentou abordagens transdisciplinares sobre a arquitetura e suas diversas possibilidades de criação. Exibiu seus trabalhos como escritor, cineasta, cenógrafo e arquiteto, com suas diversas publicações em livros e periódicos, seus poemas e filmes. Mostrou algumas de suas arquiteturas, como a Casa Eugênia, a Casa FP, o edifício Scala Workcenter, o Pavilhão Alpha, o projeto de intervenção na Praça Sete (Belo Horizonte), dentre outros.

O convidado explicou cada trabalho, desde a concepção artística até a estrutura e o processo de implantação, ilustrado por diversas imagens e detalhes. No final, promoveu uma breve dinâmica. Todos os espectadores tiveram que falar, ao mesmo tempo, diversas palavras-chave, que foram descritas em sua explanação e fomentam o aprendizado e o ensino. Para encerrar, João Diniz mencionou uma frase, deixando uma reflexão para os presentes: “O Arquiteto que sabe só arquitetura, não sabe Arquitetura”.

A palestra foi extremamente rica e pertinente à prática profissional, suscitando uma visão mais abrangente sobre o que é Arquitetura, um ofício de extrema amplitude e diversidade de atuação.

Laura Penna

Filha do renomado arquiteto Gustavo Penna, Laura iniciou sua apresentação contando sua trajetória profissional e suas experiências, antes de se tornar diretora do escritório GP&AA. Em seguida, falou de alguns países onde a empresa recebeu prêmios, ressaltando que cada conquista é sempre resultado de um árduo e dedicado trabalho. A convidada mostrou obras desenvolvidas pelo escritório GP&AA e explicou estratégias de concepção dos projetos, desde a inspiração pela forma e a conexão com o seu entorno, até a estrutura, materialidade, texturas e funcionalidades.

Os participantes puderam verificar o processo de projetos do renomado escritório GP&AA, assim como conhecer técnicas e sistemas utilizados na execução de arquiteturas excêntricas, de grande autenticidade e reconhecimento internacional.

No final de cada palestra, os alunos e profissionais externos fizeram perguntas. A participação foi intensa, demonstrando o interesse dos presentes pelos trabalhos de João Diniz e Laura Penna. A Profa. Ma. Marianna Costa Mattos agradeceu mais uma vez a presença dos renomados arquitetos, dos profissionais externos e dos discentes, afirmando que esse foi somente o primeiro evento integrado de muitos outros que serão promovidos.

Profissionais externos que participaram da iniciativa:

Amanda Arantes (Arquiteta)

Blenda Costa Cunha (Arquiteta)

Cássia Cristina de Araújo (Arquiteta)

Daniel Henrique Campos Luz (Arquiteto)

Déborah Késsia Fonseca (Arquiteta)

Elessandra Alves de Oliveira Coelho (Designer de Interiores)

Gabriel Augusto Gomes (discente do curso de Engenharia Civil)

Isabela Ribeiro Nunes (Arquiteta)

Jessica Nayara Chagas (Desenhista)

Livia Guimarães Pires Fernandes (Arquiteta)

Lorrayne Cristina Guimaraes da Silva Duque (Arquiteta)

Luiz Guilherme Pessoa Arantes (Designer Gráfico)

Monique Cotrim (Arquiteta)

Plínio Marcio Trevisan Borges (Administrador)

Samuel Vinícius Pires (Arquiteto)

Suellen Rodrigues Pacheco Silva (Arquiteta)

Tamara Caroline Santos Teles (Arquiteta)

Yara Arantes (Arquiteta)

Yara Rosa Rodrigues Cunha (Arquiteta)

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.