logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

historia

Na noite do dia 06 de março foi promovida, no Salão Nobre Eunézimo Lima, uma Aula Magna a todos os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Ma. Marianna Costa Mattos, o intuito da atividade foi apresentar e reforçar, de forma objetiva, a estrutura do curso de Arquitetura e Urbanismo, as normas e a excelente estrutura do UNIFOR-MG, assim como motivar os discentes para o semestre acadêmico.

A coordenadora do curso iniciou esse evento dando boas-vindas, formalmente, aos alunos do 1° período, estendendo a todos os alunos dos demais períodos do curso.

Em seguida, a coordenadora ressaltou que o UNIFOR-MG é uma instituição que possui mais de 40 anos e hoje conta com 21 cursos de graduação e algumas pós-graduações. “É uma instituição tradicional, referência na nossa região. Com um corpo docente qualificado, umas das bibliotecas mais bem equipadas de Minas Gerais e uma estrutura física cada dia mais aprimorada. O nível de empregabilidade do curso de Arquitetura e Urbanismo é bastante satisfatório, especialmente nas cidades da região centro-oeste de Minas. Além disso, muitos dos nossos egressos estão atualmente cursando pós-graduações, com vistas a quem sabe seguir no mestrado e no doutorado. Isso para nós é um motivo de grande orgulho e satisfação”, afirmou a coordenadora Profa. Ma. Marianna.

A coordenadora apresentou ainda o corpo docente do curso, dizendo que atualmente a graduação possui 22 professores, sendo 5 doutores, 15 mestres e doutorandos e 2 especialistas.

Lembrou ainda que no final do ano passado foi inaugurado o Escritório Modelo de Arquitetura, onde, a partir de agora, será possível cumprir parte do Estágio Obrigatório dentro da Instituição, possibilitando o aluno ter a mesma experiência de um escritório do mercado profissional. “O Escritório Modelo tem por objetivo atender aos projetos da instituição assim como as demandas da comunidade, possibilitando ao discente ter contato direto com o cliente externo, além de permitir ao aluno verificar o tempo de desenvolvimento de um projeto no mercado de trabalho, que é diferente do tempo de um projeto acadêmico. O objetivo do Escritório Modelo é atender aos Estágios Obrigatórios, mas podem haver também oportunidades de estágios remunerados, não obrigatórios”, ressaltou Marianna.

A coordenadora mencionou ainda que com as mudanças nas dinâmicas das disciplinas, o estágio no Escritório Modelo, os eventos extensionistas de integração do curso, as viagens técnicas e a preparação dos alunos para o ENADE (Exame Nacional de Desempenho Estudantil), a coordenação do curso, juntamente com os demais departamentos do UNIFOR-MG, trabalham, incessantemente, buscando sempre atualizar e melhorar o curso, assim como possibilitar uma formação de excelência, para que os alunos possam se formar preparados, seguros e prontos para o mercado de trabalho.

Após a apresentação da coordenadora do curso, Leonardo Gontijo e Dudu do Cavaco proferiram a palestra com o título “ADVERSIDADE E DIVERSIDADE: SUPERANDO AS DIFERENÇAS E A DEFICIÊNCIA”. Fundadores do Instituto ManoDown, Leonardo e Dudu contaram sua história de vida, por meio de falas e música, fazendo uma analogia de suas histórias com algumas situações que ocorrem nas empresas, escolas e sociedade. Nessa palestra motivacional, os alunos puderam ouvir uma incrível história de vida, além de questionamentos, metáforas e momentos marcantes dos dois irmãos, a partir do conceito de “inclusão”. Foi uma palestra com muito conteúdo, sentimento, música, emoção, abordagens sobre adversidades, diversidade, sonhos, possibilidades, superação, força de vontade, cumplicidade e, sobretudo, com muito amor.

Após o intervalo, foi promovida uma roda de discussões dos alunos do curso com cinco egressos, que apresentaram suas conquistas profissionais, assim como suas áreas de atuação no mercado profissional, juntamente às suas qualificações, após a graduação. Após as apresentações, os alunos puderam fazer perguntas aos egressos e conhecer um pouco das possibilidades que eles poderão encontrar no mercado de trabalho.

Os egressos convidados foram: Humberto Augusto Amorim Fonseca (formado em 2016 e membro do Escritório Estúdio Arquitetura Patrícia Rezende, em Lagoa da Prata-MG), Rodrigo de Castro Martins (formado em 2014 e proprietário da empresa Horácio Design, em Lagoa da Prata-MG), Amanda Madalena Borges de Oliveira (formada em 2014 e proprietária da empresa IDEA Inovação Design Engenharia e Arquitetura, em Lagoa da Prata-MG), Rodrigo Torres Moreira Oliveira (formado em 2013 e sócio proprietário da Myra Projetos e Consultoria, em Campo Belo-MG) e Priscila Cristina Alves Costa (formada em 2013 e proprietária do Escritório Edifique Arquitetura & Interiores, em Formiga).  

O egresso Humberto Amorim conseguiu entrar no mercado de trabalho no 5° período do curso, como estagiário. Além de afirmar a importância do estágio, Humberto elogiou a nova dinâmica da integração das disciplinas no curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFOR-MG, por meio da metodologia do ateliê integrado horizontal e ressaltou a importância de buscar conteúdos além das abordagens de sala de aula. Humberto trouxe óculos 3D, com apresentações de maquetes eletrônicas do escritório em que trabalha, para os alunos conhecerem.

Já o egresso Rodrigo Torres se destacou pela pós-graduação que fez na área de Patrimônio Histórico, em São Paulo, ainda no período de faculdade. Ele mostrou que a especialização possibilita que ele atue no mercado de trabalho com um diferencial, que são os trabalhos de restauração e requalificação de edifícios históricos. Reforçou também que é fundamental a atualização profissional.

Amanda Madalena, por sua vez, apresentou sua atuação na área de perícias e avaliações, por meio de um convênio com a Caixa Econômica Federal, e mostrou aos alunos as diversas possibilidades de atuação. Reforçou a importância de os alunos terem uma postura proativa junto à coordenação do curso, a fim de mostrarem seu interesse sobre assuntos diversos e paralelos às abordagens de projetos arquitetônicos, paisagísticos e urbanísticos, como a área de perícias e avaliações, na qual o arquiteto também atua no mercado profissional.

Priscila Costa também iniciou sua atuação profissional ainda na graduação, como estagiária de escritórios de arquitetura. Ela enalteceu a importância do estágio e também de os alunos absorverem o máximo de conteúdos em sala de aula e disse que no mercado profissional é necessário ter conhecimento sobre todas as abordagens do curso.

Rodrigo Martins apresentou sua atuação na área de design de mobiliários, ofício que herdou de seu pai, e que hoje desenvolve com tanta maestria e dedicação. Ele trouxe uma peça de sua empresa para os alunos conhecerem e mostrou o diferencial de uma peça de design projetada por um profissional de arquitetura.

Esse evento inaugural do curso de Arquitetura e Urbanismo possibilitou aos alunos uma motivação para seguirem trilhando nas atividades acadêmicas com dedicação e esforço, assim como os colocou diretamente em contato com egressos que estão se solidificando no mercado profissional. De acordo com os alunos e professores que participaram, foi um “evento show”!!!

17039368 10212247600811163 5375745762472699383 o

20170306 215057

17022337 1431285676922947 9106519647034424120 n

1

17190372 1431438200241028 3453310890924535650 n

IMG 20170306 WA0016

20170306 201218

 

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.