logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

historia

Alunos do curso de Biomedicina do Centro Universitário de Formiga participaram do Congresso Mineiro de Biomedicina e do Congresso Mineiro de Análises Clínicas (CMBM & CMAC). A coordenadora da graduação, Profa. Dra. Daniela Rodrigues de Faria Barbosa, acompanhou os acadêmicos. Integrantes de todos os Conselhos de Biomedicina prestigiaram as atividades, realizadas no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. As ações foram promovidas pela Comissão Organizadora do Conselho Regional de Biomedicina da 3ª Região.

De acordo com a Profa. Dra. Daniela Rodrigues de Faria Barbosa, no primeiro dia, houve minicursos, como “Atuação do Biomédico em Pesquisa” e “O Laboratório Veterinário na Prática Clínica”. Ela contou que, nos dias seguintes, a programação contemplou 36 palestras e mesas-redondas, coordenadas por profissionais altamente capacitados.

A entrevistada disse também que ocorreu um encontro de coordenadores de cursos de Biomedicina com o presidente do Conselho da 3a Região, Roney Marques Castilho. Ela comentou que os participantes discutiram várias metas para os cursos de Biomedicina, com o objetivo de melhorar o ensino e a formação dos futuros profissionais. 

A Profa. Dra. Daniela Rodrigues de Faria Barbosa ressaltou o desempenho dos alunos, que apresentaram, na capital mineira, trabalhos resultantes de projetos de Iniciação Científica do UNIFOR-MG, supervisionados pelos docentes: Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco, Prof. Dr. Alex Almeida Magalhães e Prof. Dr. Fernando Sérgio Barbosa.

A discente Camila Medeiros Costa expôs a pesquisa “Análise da Relação entre Ansiedade, Depressão e Qualidade de Vida em Pacientes com Doença de Parkinson”. Já a acadêmica Jordânia Costa Pinto exibiu o pôster “Índice Cercárico Global e Índice Cercárico Específico de Larvas de Trematódeos Emergentes de Moluscos Coletados nas Cidades de Arcos, Formiga, Pains e Córrego Fundo - Minas Gerais”.

O estudante Jeferson Kelvin Alves de Oliveira Silva demonstrou a “Avaliação entre Duas Metodologias de Diagnóstico Imunológico para Leishmaniose Visceral Canina”. A aluna Verônica de Castro Ferreira Palhares divulgou o estudo “Avaliação da Taxa de Crescimento de Staphytococcus aureus Relacionado à Presença de Metais Encontrados em Cosméticos Utilizando o Método pour plate”.   

Destaque

O trabalho “Alterações nos Leucócitos Totais e Níveis Plasmáticos de Citocinas em Pacientes com Fibromialgia”, apresentado pela acadêmica Gabriella Luciana de Oliveira, foi premiado em terceiro lugar. Ele também teve a participação de Camila Medeiros Costa, Angélica Cristina Sousa Fonseca (estudante de Fisioterapia) e a orientação do Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco.

A produção teve origem a partir do projeto “Pode a fibromialgia ser considerada uma doença autoimune?”, desenvolvido no Centro Universitário, com financiamento da Instituição e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O estudo foi coordenado pelo Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco.

Além da discente Gabriella Luciana de Oliveira, a pesquisa inicial contou com a colaboração dos alunos de Fisioterapia: Angélica Cristina Sousa Fonseca, Priscila Conceição Faria, Raimisson Vieira Silva, Cecília Meireles, Saulo Elyas Arantes e Fernanda Cristina Silva.

Também contribuiu com as atividades a Profa. Dra. Débora d’Ávila Reis, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O estudo foi divulgado no início do segundo semestre deste ano na revista internacional “Myopain: A Journal of Myofascial Pain and Fibromyalgia”. 

Foto 1 Congresso Bio

O Responsável pela Delegacia do Conselho Regional de Biomedicina da 3a Região em Divinópolis, Renato Ângelo; o Secretário Nacional do Ministério da Educação, Paulo Monteiro Vieira Braga Barone; a coordenadora Profa. Dra. Daniela Rodrigues de Faria Barbosa

 

Foto 3 Congresso Biomedicina

Representantes de todos os Conselhos de Biomedicina

 

Foto 8 Gabriella Luciana de Oliveira

Gabriella Luciana de Oliveira apresentou o artigo “Alterações nos leucócitos totais e níveis plasmáticos de citocinas em pacientes com Fibromialgia”, que foi premiado em terceiro lugar

 

Foto 42

O Responsável pela Delegacia do Conselho Regional de Biomedicina da 3a Região em Divinópolis, Renato Ângelo; Jeferson Kelvin Alves de Oliveira Silva; a Profa. Dra. Daniela Rodrigues de Faria Barbosa; Jordânia Costa Pinto

 

Foto 37

Wesley Araújo Silva; Verônica de Castro Ferreira Palhares; Brenda Luíza Cândido; Ana Paula Guimarães; o Secretário Nacional do Ministério da Educação, Paulo Monteiro Vieira Braga Barone

 

Foto 7 Camila Medeiros Costa

Camila Medeiros Costa expôs a pesquisa “Análise da Relação entre Ansiedade, Depressão e Qualidade de Vida em Pacientes com Doença de Parkinson”

 

Foto 9

Jordânia Costa Pinto exibiu o pôster “Índice Cercário Global e Indíce Cercário Específico de Larvas de Trematódeos Emergentes de Moluscos Coletados nas Cidades de Arcos, Formiga, Pains e Córrego Fundo – Minas Gerais”

 

Foto 05 CB

Wesley Araújo Silva; Ana Paula Guimarães; Verônica de Castro Ferreira Palhares; Dr. Roberto Martins Figueiredo (Dr. Bactéria); Brenda Luíza Cândido

 

Foto 2 CB

Jeferson Kelvin Alves de Oliveira Silva apresentou o trabalho “Avaliação entre Duas Metodologias de Diagnóstico Imunológico para Leishmaniose Visceral Canina”

 

 Foto 6 CB

Verônica de Castro Ferreira Palhares divulgou o estudo “Avaliação da taxa de crescimento de Staphytococcus aureus relacionado à presença de metais encontrados em cosméticos utilizando o método pour plate”

 

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.