VESTIBULAR NOTA MÁXIMA NO MEC!

CLIQUE E INSCREVA-SE

Alunos do 5° período do curso de Ciências Biológicas, sob a coordenação da Profa. Dra. Cláudia de Oliveira Gonçalves Nogueira, assistiram a aulas práticas em campo. As atividades foram realizadas no sábado, dia 14 de abril, no Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito (PEQRB), na zona rural do Município de Lavras.

O objetivo foi observar a diversidade de espécies arbóreas de angiospermas do local, onde existe uma área muito preservada. O Parque abriga notável diversidade de espécies de plantas em uma área relativamente pequena. Possui uma floresta distribuída nas encostas adjacentes ao córrego dos Vilas Boas e tem área de 74,4 hectares.

As famílias que contribuem com maior riqueza de espécies são Myrtaceae, Fabaceae, Melastomataceae, Lauraceae e Asteraceae. O Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito constitui uma valiosa amostra da vegetação primitiva da região do Alto Rio Grande.

Seus quatro tipos fisionômicos principais - floresta, cerrado, campo rupestre e campo de altitude - são bem representados e razoavelmente preservados. A Profa. Dra. Cláudia de Oliveira Gonçalves Nogueira destacou que esses aspectos são muito relevantes ao proporcionarem aos alunos a observação de variedades de famílias botânicas, objetivo da disciplina Sistemática Vegetal.

aula pratica 18.04