historia

Na manhã do dia 13 de setembro, o Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, professor dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Química e coordenador do acervo mineralógico do UNIFOR, recebeu a visita do advogado, pesquisador e historiador Tarcísio José Martins, que, há muito, pesquisa, ativamente, quilombos e informações sobre eles, bem como suas verdadeiras localizações.

Segundo o Prof. Anísio, o visitante investiga a região de Formiga e, por esse motivo, o procurou. “Nossos caminhos se cruzaram porque pesquiso minerais no Morro das Balas e ele pesquisa vestígios de quilombos por lá. Ele precisa de mais informações sobre a região e, conhecedor do meu trabalho, combinou comigo o encontro. Foi uma honra recebê-lo e compartilhar de seu vasto conhecimento. De nossa parte, iremos fornecer informações sobre aspectos geológicos e geomorfológicos locais que auxiliem em sua pesquisa", diz.

A aluna Jordana Luísa de Castro, do 6o período de Ciências Biológicas, bolsista da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), que acompanha o Prof. Anísio em suas pesquisas e no desenvolvimento do Projeto “Geologia para Todos”, também participou da reunião, quando trocou informações com o pesquisador a respeito de artefatos arqueológicos de Pains, cidade onde mora, dentre outros assuntos.

Obra
O pesquisador presenteou o representante do UNIFOR com um livro de sua autoria, que possui mais de mil páginas, “Quilombo do campo grande – A história de minas que se devolve ao povo”. Na obra, ele cita o Prof. Anísio, que o ajudou a identificar alguns minerais encontrados no Morro das Balas.

O advogado, pesquisador e historiador Tarcísio José também é sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), desde abril de 2002, e, brevemente, será sócio efetivo da organização, ocupando a cadeira de número 92. Mantém, ainda, o site www.mgquilombo.com.br, com centenas de informações e pesquisas, além de artigos e livros para download.

{mosimage}
Da esquerda para a direita da foto, a aluna Jordana, o Prof. Anísio e o advogado, pesquisador e historiador Tarcísio José
AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.