logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

VESTIBULAR 2021

USE SUA NOTA DO ENEM

CLIQUE E INSCREVA-SE 

historia

Os Cursos de Educação Física do UNIFOR-MG promovem, no dia 06 de abril, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Formiga, um evento para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física.

As atividades serão realizadas sob a chancela do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física São Caetano do Sul (CELAFISC) e do programa "AGITA MUNDO". O evento ocorre em milhares de cidades em todo o mundo e tem como lema “Pessoa Ativa! Pessoa Feliz!”.

De acordo com o coordenador das graduações, Prof. Me. Cleber Alberto Eliazar, inicialmente, a programação será realizada em quatro escolas do município de Formiga. Ele informou que os detalhes serão divulgados em breve e que o objetivo no ano de 2018 é envolver toda a cidade.

Sedentarismo

Na última década, o sedentarismo tem sido enfrentado como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como enfermidades cardiovasculares, hipertensão, diabetes e obesidade.

É reconhecido como um dos principais inimigos da saúde pública no mundo, não somente pela sua alta prevalência, como pela altíssima mortalidade, confirmada por recente publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta como o segundo fator de risco de morte dentre os 19 principais. Está à frente inclusive da obesidade, diabetes, tabagismo e hipercolesterolemia, sendo responsável no mundo por 5,3 milhões de mortes por ano.

Origem

Desde 1997, com a implantação do Programa Agita São Paulo, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com a Coordenação Técnico-Científica do CELAFISCS, o programa foi adotado como estratégia nacional de promoção da saúde, por meio da prática regular de atividade física.

Em 2002, o Governador do Estado, pelo Decreto 4666-4, instituiu o “Dia da Atividade Física”, a ser celebrado anualmente no dia 6 de abril. Internacionalmente considerado programa modelo de promoção da saúde pela OMS, foi decidido, durante a 54a Assembleia Mundial da Saúde em 2002, que o Dia Mundial da Saúde teria como tema a promoção da atividade física.

Em função do sucesso das celebrações, nascia o “Agita Mundo Network”, inspirado no Agita São Paulo, que coordena as celebrações do DMAF no planeta. Pelo seu impacto internacional, foi mantido pela OMS como um evento permanente. A partir de então, o dia 6 de abril passou a ser o Dia Mundial da Atividade Física.

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.