O Projeto Horta Urbana foi criado em março de 2018, por meio de uma parceria entre UNIFOR-MG e Banco Municipal de Alimentos, com o apoio da empresa Carmeuse Brasil. Ele tem como objetivo o plantio de hortaliças sem uso de agrotóxicos. Atualmente, são 13 hortas em diversos bairros da cidade e em algumas entidades. Só em 2021 foram produzidas três toneladas de alimentos.

O coordenador do Banco Municipal de Alimentos Anuar Teodoro explicou que os alimentos são produzidos de forma agroecológica e doados a pessoas de baixa renda. Ele agradeceu a parceria com o Centro Universitário de Formiga e com a Carmeuse Brasil.

O Prof. Dr. Adriano Alves e a Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro são responsáveis pela condução e execução do projeto. De acordo com o docente, são priorizados: fertilidade, nutrição, controle de pragas e doenças. “Com isso, os discentes conseguem verificar na prática o que ocorre no desenvolvimento das culturas”.

A coordenadora do curso de Engenharia Agronômica Profa. Dra. Fernanda Maria Rodrigues Castro destaca que o projeto Horta Urbana traz uma nova perspectiva para os alunos, ao colocá-los em contato direto com as demandas da comunidade. Ela ressalta que, além de aliar teoria à prática, o discente ganha um novo olhar sobre atuação na agricultura.

A entrevistada explicou todo o processo, como é o preparo do solo e construção dos canteiros. Ela comentou que conta com o apoio do coordenador da Fazenda Laboratório Prof. Dr. Dênio Garcia Silva Oliveira, que leva o maquinário para estruturação do solo. “As hortaliças são cultivadas sem insumos químicos e com a utilização de produtos orgânicos, para obter um alimento com maior qualidade agregada”.

Alunos de Engenharia Agronômica atuam como estagiários na iniciativa. A Profa. Dra. Fernanda Maria Rodrigues Castro ressaltou que os acadêmicos acompanham o processo de elaboração e execução, que fornece segurança alimentar a pessoas de baixa renda, através da produção de alimentos agroecológicos.

O Reitor Prof. Dr. Marco Antonio de Sousa Leão falou que o projeto distribui alimentos saudáveis e que estagiários levam, recebem conhecimento e fazem seu trabalho social na comunidade.

Nas Hortas Urbanas, que ficam nos bairros, a própria comunidade consome os alimentos colhidos. As verduras e legumes em excesso são doados para as famílias em vulnerabilidade social por meio das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Dentro do “Horta Urbana”, o UNIFOR-MG também é parceiro do Projeto Cultivar, realizado no Patronato São Luiz. Ele promove a interação comunitária e o desenvolvimento social. Saiba mais neste link.