VESTIBULAR 2021

USE SUA NOTA DO ENEM

CLIQUE E INSCREVA-SE

O Centro Universitário de Formiga-MG realizou, nos dias 13, 14 e 15, o Concurso “Montando a Ponte” 2016. As atividades foram organizadas pela coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia Química, Profa. Ma. Christiane Pereira Rocha Sousa, e pelo Prof. Me. José Luiz Giarola Andrade. A competição ocorreu no Ginásio do Clube UNIFOR-MG.

Para o concurso, foram inscritas 31 duplas, mas somente 22 concluíram os protótipos, construídos nos dois primeiros dias das atividades. As pontes foram feitas com palitos de picolé de madeira e cola branca. Elas foram analisadas de acordo com critérios, como peso e tamanho.

A estética também foi verificada e, nesse quesito, atuaram como avaliadores os seguintes docentes: Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis, Prof. Cezar Augusto Silvino Figueredo, Prof. Me. Samuel de Oliveira. A resistência das pontes foi testada no último dia e contou com a presença de alunos da Escola Estadual Jalcira Santos Valadão. Nessa fase, os protótipos das pontes foram colocados em um console de madeira e receberam anilhas até se romperem.

Premiação

As atividades foram prestigiadas pelo Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antônio de Sousa Leão, que premiou os vencedores. O primeiro lugar ficou para Lucas Augusto dos Santos e Igor Fonseca, da Engenharia Civil. A ponte que construíram suportou 125 quilos. Eles foram premiados com dois tablets.

João Vitor Araújo e Hugo Ferreira Moreira, alunos da Engenharia Civil, ficaram em segundo lugar. O protótipo arquitetado pelos discentes chegou a suportar 165 quilos. Porém, a nota de cada equipe é a soma entre a nota de estética e a nota de capacidade portante, obtida a partir da Capacidade Portante Máxima Histórica, capacidade portante individual e carga de ruptura. Eles ganharam brindes do UNIFOR-MG.

Apoio

As atividades do concurso também contaram com o apoio do Prof. Leonard de Paula Faria, do Prof. Me. Tiago de Morais Faria Novais, do Prof. Dr. Ronan Souza Sales, além de outros professores e profissionais.

Objetivos

O concurso teve como objetivos: estimular os participantes a verificarem, na prática, o comportamento dos materiais sob a ação de carregamentos; incentivar a imaginação e a busca por novos conhecimentos; propiciar uma visão prática das teorias aprendidas em sala de aula; proporcionar a troca de informações e a valorização da profissão.

14361272 881875461943200 3605657750094265559 o

Da esquerda para a direita: o Prof. Leonard de Paula Faria; a Profa. Ma. Christiane Pereira Rocha Sousa; o Reitor Prof. Dr. Marco Antônio de Sousa Leão; os vencedores: Lucas Augusto dos Santos e Igor Fonseca; o Prof. Me. José Luiz Giarola Andrade.