logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

historia

O Prof. Me. André Carvalho Costa propôs, neste semestre, a utilização de novas metodologias ativas para aprendizagem dos acadêmicos. Ele leciona nos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Estética do Centro Universitário de Formiga.

Como exemplo dessas novas práticas educativas, o professor utilizou na disciplina Cinesiologia, ministrada no 3º período do Curso de Educação Física Bacharelado, a pintura corporal (bodypainting). O objetivo é a melhor visualização anatômica da musculatura e análise do movimento humano.

Já com os alunos do 1º e 5º períodos de Fisioterapia, nas disciplinas Genética e Cinesioterapia, foi feita uma representação teatral de casos clínicos relacionados à prática da Fisioterapia. Nessa metodologia, os discentes elaboraram um caso clínico e fizeram sua apresentação, reproduzindo todas as etapas que norteavam o problema e o tratamento do paciente.

“A participação foi excelente! A criatividade, o empenho e o compromisso dos acadêmicos compensaram o esforço para que saíssem da zona de conforto”, afirmou o Prof. Me. André Carvalho Costa.

O docente ressaltou que a política de ensino do UNIFOR-MG deve enfatizar a preparação do discente para entender e intervir adequadamente na sociedade e no mundo, buscando formar cidadãos com uma visão multidisciplinar, pensamento global em suas ações e elevados padrões éticos.

Destacou ainda que o processo ensino-aprendizagem é orientado pelo princípio metodológico da ação-reflexão-ação, que conduz todo o contexto de formação dos acadêmicos. Ele argumentou que as situações-problema, as atividades práticas didáticas e os estudos de casos clínicos ou de vivências cotidianas, utilizadas como estratégias de ação do professor, são pontos importantes no transcorrer dos cursos.

“As metodologias ativas, com aulas inovadoras, para as diversas áreas de saúde estão sendo cada vez mais adotadas na graduação. Seu foco é baseado no aluno como sujeito da aprendizagem, compreensão do professor como mediador do conhecimento e possibilidade da articulação de ações educativas”, comentou.

comu 5

comu 4

comu 1

comu 2

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.