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historia

O coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Me. Wellerson Costa Faria, o Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco e o Prof. Me. André Carvalho Costa representaram, na tarde de sexta-feira, 25 de agosto, o Corpo Docente do curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG no I ESTRUTURAR - Encontro Estadual de Núcleos Docentes Estruturantes com o Conselho. Eles são membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da graduação do Centro Universitário.

O evento é uma realização do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4). A atividade ocorreu em Belo Horizonte e foi transmitida ao vivo para os demais professores. Foram abordadas questões pertinentes à atualização dos projetos pedagógicos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Minas Gerais, em consonância com as tendências e reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), bem como práticas e metodologias pedagógicas ativas e arrojadas.

Devido à relevância do Encontro para a comunidade acadêmica, sobretudo para o curso de Fisioterapia, foi solicitado pela Coordenação que os demais Professores acompanhassem virtualmente o evento, para que possa ser realizada uma reunião de reflexão sobre a realidade Institucional.

O evento contou com a participação de renomados palestrantes, dentre Professores e Coordenadores de Cursos de Fisioterapia de Minas Gerais, além da presença da diretoria do CREFITO-4. Foram debatidas propostas para atualização das Matrizes Curriculares e práticas pedagógicas diferenciadas com foco em metodologias ativas de ensino.

A Metodologia Ativa é uma concepção educacional que coloca o estudante como principal agente do aprendizado. Nela, a crítica e a reflexão são incentivadas pelo professor, mas o centro do processo é o próprio aluno. A participação do discente é que traz a fluidez e a essência da Metodologia Ativa. O objetivo é aperfeiçoar a autonomia do discente, trabalhando seu desenvolvimento como um todo, para que ele seja capaz de compreender aspectos cognitivos, socioeconômicos, afetivos, políticos e culturais.

A meta é melhorar a performance do estudante em sala de aula, estimulando o comprometimento, retenção de conteúdo, interação da informação e produção de conhecimento sob orientação do docente, evitando trabalhar somente com disciplinas fragmentadas e avaliações que exigem apenas memorização. O foco primordial é a aprendizagem e a aplicabilidade do conhecimento no exercício da profissão, em acordo com as atuais diretrizes do Ministério da Educação.

 

 

 

 

 

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