logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) certificou novamente o UNIFOR-MG com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, devido a sua participação na 14ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A iniciativa também é conhecida como Semana da Responsabilidade Social e ocorreu, entre os dias 17 e 21 de setembro, de forma simultânea à Mostra de Profissões.

De acordo com a coordenadora do Centro de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (CEPEP), Profa. Dra. Ivani Pose Martins, o Centro Universitário renova, anualmente, com muito orgulho, o Selo de Instituição Socialmente Responsável, o que reforça o compromisso em promover o bem-estar social da comunidade local e regional. Nessa edição, participaram os cursos de Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Estética, Fisioterapia e Pedagogia. As atividades voluntárias e gratuitas estabeleceram uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade.

Foram ofertados: medição da glicemia capilar; orientações de saúde; análise e hidratação da pele; orientações e cuidados com a pele; tipagem sanguínea; tempo de sangria; recuperação de documentos; confecção de agendas; Projeto Leitores em Rede; jogos com desafios pedagógicos; dicas de prevenção e orientações ergonômicas e posturais; avaliação, promoção da saúde, prevenção e tratamento na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória, Neuromotora, Dermatofuncional e Masto/Uroginecologia, Traumato-Ortopédica e Saúde Coletiva.

Os participantes também tiveram acesso aos serviços: aferição da pressão arterial; orientações para prevenção de problemas cardiovasculares e respiratórios; demonstração de exercícios que estimulam a saúde da gestante, da mulher e do homem; demonstração de atividades que estimulam a resistência e força muscular, a flexibilidade, a estabilidade, o equilíbrio e propriocepção, o movimento correto e a postura corporal apropriada; demonstração de exercícios que estimulam a manutenção da saúde.

Visitaram o campus cerca de 7.100 pessoas dos seguintes municípios: Aguanil, Araújos, Arcos, Bambuí, Boa Esperança, Bom Despacho, Camacho, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Capitólio, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Cláudio, Córrego Fundo, Cristais, Divinópolis, Doresópolis, Formiga, Iguatama, Itapecerica, Japaraíba, Lagoa da Prata, Medeiros, Moema, Oliveira, Pains, Pedra do Indaiá, Pimenta, Piumhi, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Monte, São Francisco de Paula, São Gonçalo do Pará, São Roque de Minas, São Sebastião do Oeste, Tapiraí e Vargem Bonita.

O aluno de Pains, Márcio Nogueira, disse que não sabia sua tipagem sanguínea e considerou válida a iniciativa. A estudante de Japaraíba, Maria Fernanda Oliveira, ficou satisfeita com a hidratação de pele ofertada no estande de Estética. Mariela Chaves, discente de Divinópolis, que sempre cuida da saúde, aproveitou a oportunidade para aferir a pressão e medir a glicemia capilar.

Já o aluno de Oliveira, João Gabriel Ferreira, recebeu orientações importantes sobre postura corporal. Ele salientou que ficou atento à demonstração de atividades que estimulam a manutenção da saúde. Flávia Souza, estudante de Arcos, afirmou que ficou interessada nas informações para prevenção de problemas cardiovasculares e respiratórios.

Compromisso

A Profa. Dra. Ivani Pose Martins ressaltou que, ao promover a Semana da Responsabilidade Social durante a Mostra de Profissões, foi possível contemplar um número maior de beneficiados. Ela explicou que faz parte da responsabilidade social do UNIFOR-MG executar vários eventos no ano para a melhoria da qualidade de vida da população.

Entre eles, a entrevistada citou o trabalho gratuito da Clínica Escola de Saúde (CLIFOR), que conta com modernos aparelhos. O atendimento é feito nas diversas áreas, tais como: traumato-ortopédica; reumatológica; cardiorrespiratória, disfunções neuromotoras (adulto e infantil); dermato-funcional; masto/uroginecologia e hidroterapêutica, com piscina terapêutica aquecida.

A coordenadora falou sobre a Clínica de Medicina Veterinária (CLIMVET), que atende gratuitamente animais pertencentes a portadores do Bolsa Família. Comentou sobre o Centro de Estética, onde beneficiários do bolsa família têm gratuidade nos serviços. São oferecidos os tratamentos: endermo vacuoterapia, terapia vibratória, eletrolifting, eletrolipólise, heccus, corrente russa, radiofrequência, limpeza de pele, peeling ultrassônico e diamante, peeling cristal, peeling químico, bandagem quente, drenagem linfática e talassoterapia.

A Profa. Dra. Ivani Pose Martins exemplificou ainda o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ). No local, pessoas de baixa renda têm acesso gratuito a consultas advocatícias. Ela ponderou sobre o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, que se dedica a projetos para o campus, para as escolas mantidas pela Fundação Educacional de Formiga (FUOM), empresas conveniadas e para pessoas de baixa renda.

Outro investimento é em extensão, um processo educativo, cultural e científico, que se destina às relações entre o Centro Universitário e a comunidade. “Outras atividades são realizadas na cidade e região por meio de parcerias com entidades e órgãos públicos e privados, como UNIFOR na Praça, Programa Amigos do Bairro, LCPD Itinerante e Projeto Amigos da Equoterapia”, afirmou.

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.