logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

VESTIBULAR 2021

INSCREVA-SE PARA

A PROVA ON-LINE

CLIQUE E INSCREVA-SE 

historia

Em solenidade realizada na Câmara Municipal de Formiga, foi feita a entrega da “Comenda Educador Paulo Freire”, no dia 26 de outubro, em uma cerimônia de homenagens aos educadores que se destacaram na promoção de políticas, programas e projetos cujas contribuições e experiências foram relevantes para a educação de crianças, jovens e adultos. 

Cada vereador escolheu um educador para ser homenageado com a “Comenda Educador Paulo Freire” e celebrar o Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro. A comenda é outorgada pela lei municipal 4517, de 20 de setembro de 2011, de autoria do vereador José Geraldo da Cunha.

A Profa. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira iniciou como professora no Centro Universitário de Formiga em 2008, quando lecionava nos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Administração e Ciências Contábeis. De 2010 até hoje atua como pesquisadora da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e é presidente do Conselho Editorial da revista “Conexão ciência”, a revista científica do UNIFOR-MG.

Após cinco anos na Instituição, um passo decisivo se tornou o divisor de águas de sua carreira profissional: foi convidada a assumir a coordenação do curso de Administração e teve o desafio de ajudar a estruturar e coordenar um novo curso: Superior de Tecnologia em Marketing. É o momento das sementes se verterem em frutos, de seu conhecimento frutificar em ações.

Em 2015, o curso de Marketing foi avaliado pelo MEC (Ministério da Educação) e recebeu o conceito 4, em uma escala de 1 a 5. O curso de Administração recebe o “Selo Estrelas”, estando entre os melhores do país, no Guia do Estudante, na publicação da Editora Abril.

A postura da coordenadora para com a comunidade formiguense é de proatividade e esmero, em criar alternativas que minimizem os problemas sociais. Segue abaixo uma síntese de alguns projetos em diferentes esferas:

1. AMBIENTAL

O lixo é um problema que assola a sociedade moderna. Seu destino correto preocupa o poder público e a sociedade como um todo. Reconhecendo a gravidade desse problema, em parceria com professores e alunos do UNIFOR-MG, a coordenadora promoveu gincanas, a exemplo do “UNIFOR=MG sem fronteiras”, para a coleta e destino sustentável de materiais eletrônicos. Foram retiradas duas toneladas de lixo eletrônico da cidade de Formiga. Uma empresa de Belo Horizonte se disponibilizou em buscar o material e destiná-lo para descarte em um local adequado.

2. LADO HUMANO

a) Uma bela fase da vida e, por outro lado, mais esquecida, é a terceira idade. Quantos idosos são abandonados e deixados à própria sorte em asilos e casas de recuperação. Quanta falta de carinho e condições mínimas de dignidade humana. Pensando nesse problema, a coordenadora dos cursos de Administração e Marketing mobilizou alunos e professores e desenvolveu um projeto que visou humanizar a vida de idosos. Dentre as ações foi promovido “O Dia da Beleza”. A alegria estampada nos rostos, tão sofridos, mas tão ternos, não tem preço. Outra ação foi realizar o sonho de uma senhora que queria apenas assistir a uma missa, foi algo que encheu sua alma de acalento, pois, ao arrecadar recursos para a aquisição de uma TV, conseguiu, acima de tudo, devolver àquela senhora, um estímulo para continuar vivendo.

b) Cada criança é uma semente e o terreno germinará o caráter desse novo cidadão. É indiscutível que a formação desse caráter depende da formação educacional e familiar. No intuito de auxiliar as famílias carentes da comunidade formiguense, foram desenvolvidas campanhas de Natal com o tema “UNIFOR-MG SOLIDÁRIA”, com a finalidade de arrecadar materiais escolares para auxiliar na formação de crianças e brinquedos para devolver-lhes a magia que é a característica máxima dessa fase da vida.

c) Outras campanhas que trabalham o lado humano foram desenvolvidas com o apoio de professores e alunos, para a arrecadação de alimentos e agasalhos para a comunidade carente da cidade.

3. SAÚDE PÚBLICA – Campanhas de 2015

a) A realidade da Santa Casa de Caridade de Formiga é extremamente preocupante e requer o trabalho conjunto. Preocupada com a situação de sua comunidade, a Profa. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira conseguiu com o proprietário da transportadora Rodonaves, João Naves, 30 livros que estão sendo vendidos a R$30,00 para que possam ser adquiridos materiais necessários para o hospital.

b) Sangue é vida!! Na disciplina de Marketing Social e Responsabilidade Social, ministrada no 1º semestre de 2015, no curso de Marketing, a professora idealizou uma campanha de doação de sangue. Juntos, todos os cursos se mobilizaram e conseguiram tornar essa campanha um sucesso, sendo que 40 alunos dos diversos cursos do UNIFOR-MG participaram do trote solidário. A notícia foi manchete no G1 (Portal da Rede Globo.

c) Campanha de doação de órgão – mobilizada pela situação da aluna Aisla Venture, do 2º período do curso de Administração, que necessita, urgentemente, da doação de parte de um fígado, foi idealizada, em parceria com os colegas, uma campanha, pelas redes sociais, para tentar encontrar um órgão compatível à necessidade dessa jovem. Ainda não foi possível encontrar o doador, mas os testes continuam.

Em reconhecimento por toda a contribuição acadêmica e social, a Câmara Municipal de Formiga agraciou a Profa. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira com a “Comenda Educador Paulo Freire”. O Reitor do UNIFOR-MG., Prof. Me. Marco Antonio de Sousa Leão, esteve presente na solenidade em que a coordenadora foi homenageada.

“Agradeço ao vereador Arnaldo Gontijo de Freitas por ter sido agraciada por tal honraria. Desejo compartilhar essa comenda com os alunos, professores e funcionários do Centro Universitário de Formiga, assim como com os meus familiares, pois todos eles, direta ou indiretamente, contribuem para o trabalho que está sendo desenvolvido”, ressaltou a coordenadora.

Durante a solenidade, ainda foram homenageados outros educadores. Os demais homenageados foram: Maria das Dores de Oliveira Miranda, Solange Aparecia Monteiro, Vânia Costa Marçal Hostalácio, Sirleia Helena Florentino do Couto, Eliana Márcia Avelar Rodrigues, Juliana Aparecida Leal Santos, Carmen Lúcia Santos Oliveira, Marilúcia Pimentel Pereira e José César Cândido.

comenda educacora 1

comenda educacora 2

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.