logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

Mude para o melhor! Venha para o UNIFOR-MG

TRANSFERÊNCIA/OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

clique e saiba mais

 

historia

Acadêmicas do 2º, 4º e 6º períodos do curso de Pedagogia do UNIFOR-MG visitaram as cidades históricas de São João Del Rey e Tiradentes, no mês de novembro, acompanhadas pela coordenadora, Profa. Neiva Maria Rodrigues, e pela Profa. Celma Alves Fonseca Vilela.

Segundo a coordenadora, “o objetivo da viagem foi dar oportunidade às alunas de confrontarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e permitir um contato com uma realidade diferente da vivenciada por elas, além disso, proporcionar conhecimentos culturais e históricos”.

Durante a viagem, foi possível que as alunas conhecessem um pouco mais da história de Minas Gerais, por meio de visitas a museus, igrejas, feiras, praças e locais tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural.

Acidade de Tiradentestornou-se um dos centros históricos da arte barroca do Brasil, ganhou muita importância por ter sido bem preservada, e tornou-se, também, uma atração turística. A cidade ainda tem muitos exemplos da arquitetura do Século XVIII. Quase que em sua totalidade, é pontuada de casarões coloniais e o seu coração é oLargo das Forras, foi assim nomeado por ter sido o local onde os escravos recebiam sua carta de alforria, em tempos de fim de escravidão.

Hoje, os antigos casarões coloniais, que antes abrigavam as famílias mineiras, foram sendo reconfigurados e adaptados ao turismo, atividade que se tornou sinônimo de subsistência para muitos dos habitantes de Tiradentes.

São João Del Rey está localizada numa região chamada Campos dos Vertentes, no Sudeste de Minas Gerais, que é um polo turístico juntamente com Tiradentes. É uma cidade singular que mistura a modernidade com a preservação de suas tradições na arquitetura barroca das casas, festas religiosas e na rica gastronomia.

Em São João Del Rey, apesar da expansão, as histórias e as lembranças do Brasil Colônia continuam vivas no Centro Histórico. Por ali, estão belos sobrados e casarões, como oSolar dos Neves que, ainda hoje, pertence à família do ex-presidente Tancredo Neves; e a igreja de Nossa Senhora do Pilar, com talhas de ouro em profusão.

As acadêmicas puderam, também, fazer o passeio de Maria Fumaça, no percurso de São João Del Rey a Tiradentes. O trem percorre 12 km (40 minutos) margeando o Rio das Mortes, com vista para a Serra de São José. A viagem proporcionou às alunas uma formação acadêmica mais ampla e momentos de entrosamento e descontração.

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.