logo

0800 283 0494

facebookyoutubetwitterinstagran

MUDE PARA O UNIFOR-MG

40% DE DESCONTO NA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

historia

O Prof. Me. José Carlos Leal participou, entre os dias 10 e 12 de julho, do XIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). O evento ocorreu no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), na cidade de Guarda, Portugal. Na abertura, foram proferidas palestras e houve uma mesa-redonda sobre o atual cenário da prática de atividade física no mundo e o combate aos altos índices de sobrepeso e ao sedentarismo, especialmente, em crianças e adolescentes. Também foram demonstrados os principais desafios enfrentados na implantação de ações eficazes.

No segundo e terceiro dias, sessões plenárias e mesas-redondas abordaram diversificados temas, principalmente, exercício físico e obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, portadores de necessidades especiais, dentre outros. Em todos os dias, foram apresentados trabalhos realizados em Portugal, Brasil, Espanha, Colômbia, México, Argentina, Alemanha e França.

O Prof. Me. José Carlos Leal e o egresso de Educação Física Licenciatura Matheus Victor da Silva tiveram um estudo aprovado sobre a relação entre a Coordenação Motora, a Aptidão Cardiorrespiratória e o Índice de Massa Corporal. A pesquisa constatou que a maioria dos alunos tinha Coordenação Motora e Capacidade Cardiorrespiratória insatisfatórias para a idade e que as crianças com sobrepeso possuíam índices de coordenação e aptidão física piores que as crianças com peso corporal adequado para a idade.

Também foi aprovada a pesquisa feita pelo docente junto com a egressa Fabiana Simões Alves. Verificou-se que estudantes do Ensino Fundamental preferem jogos eletrônicos em detrimento das brincadeiras tradicionais, sendo que as crianças que optaram pelos jogos eletrônicos apresentaram Índice de Massa Corporal superior. Devido à inviabilidade da participação dos egressos na programação, os estudos não foram apresentados no evento, sendo publicados nos Anais do Seminário.

Já o trabalho produzido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do UNIFOR-MG foi apresentado em Portugal pelo Prof. Me. José Carlos Leal. Ele teve como produtores os coordenadores de área do subprojeto de Educação Física Prof. Me. José Carlos Leal e a Profa. Luciane Alves Gianasi e o Supervisor Carlos Eduardo de Oliveira, da Escola Estadual Doutor Abílio Machado. O estudo aborda as oficinas de esporte na escola como fator de desenvolvimento integral dos estudantes.

A pesquisa realizada durante 2016 mostrou a eficácia das oficinas de esporte na unidade de ensino, em horário contra turno para o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças. Após a apresentação, houve questionamentos e debate sobre a realidade da Educação Física na escola, seus desafios e prioridades, tanto no Brasil quanto em Portugal e na Espanha.

O Prof. Me. José Carlos Leal falou sobre a importância de sua participação no evento, destacando o melhor conhecimento das ações desenvolvidas na Europa, principalmente, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelos países da União Europeia. Foram apresentados documentos com as diretrizes e encaminhamentos dessas organizações para a realização do exercício físico como meio de promover a saúde.

“Foi uma experiência enriquecedora participar desse Seminário. Ampliei meu conhecimento sobre as ações a serem realizadas na Educação Física, além de observar e obter ideias de trabalhos interessantes a serem promovidos por nossos alunos no UNIFOR-MG, visto que estou lecionando a disciplina de Seminário de Conclusão de Curso. Graças ao Centro Universitário, pude participar de um evento enriquecedor e conhecer melhor a realidade da Educação Física em diversos países e verificar que, de certa forma, estamos um pouco à frente de outros países”, ressaltou.

B26D340E 6F08 48E4 9B7D AF7FDDD832B0

BA07BE0B 7BBF 40FA 8E0D 6991B33ABEF8

DC061C91 EA9F 471D 9F25 D3F020D73235

EAA0C6F0 8FF7 4532 89CF 13FA85102F72

F536EC24 19B4 4975 9555 B9BB5888B453

 

AVISE-ME. Receba informações sobre o Vestibular UNIFOR-MG
Autorizo receber newsletter do UNIFOR-MG.