icone buscar
EGRESSA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CONCLUI DOUTORADO

EGRESSA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CONCLUI DOUTORADO

terça-feira, 06 de dezembro de 2022.
EGRESSA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CONCLUI DOUTORADO

A egressa do curso de Ciências Biológicas Dra. Jordana Luísa de Castro defendeu, no dia 29 de novembro, a tese “Genetic characterization and symbiotic efficiency of Bradyrhizobium and Paraburkholderia strains originating from soils of the Quadrilátero Ferrífero” (Caracterização genética e eficiência simbiótica de estirpes de Bradyrhizobium e Paraburkholderia originárias de solos do Quadrilátero Ferrífero). O Doutorado foi feito na Escola de Ciências Agrárias de Lavras, na Universidade Federal de Lavras (ESAL-UFLA). A ênfase é em Biologia, Microbiologia e Processos Biológicos do Solo.

O estudo é continuação do trabalho desenvolvido no Mestrado, no qual foram pesquisadas comunidades de bactérias fixadoras de nitrogênio em solos do Quadrilátero Ferrífero. A tese foi desenvolvida sob orientação da Profa. Dra. Fatima Moreira do Departamento de Ciência do Solo. A egressa explicou que a identificação e a seleção de estirpes de rizóbios com potencial como inoculantes de leguminosas (ex: Mimosa bimucronata) são ferramentas importantes para utilização em áreas degradadas para melhorar a nutrição dessas plantas em relação ao nitrogênio e reduzir o uso de fertilizantes químicos.

A pesquisa teve como objetivo avaliar estirpes bacterianas dos gêneros Bradyrhizobium e Paraburkholderia, oriundas de solos das minas Córrego do Feijão (Brumadinho, MG) e do Centro de Tecnologia de Ferrosos (Nova Lima, MG). Ela verificou a eficiência em promover o crescimento nodular da Vigna unguiculata (Feijão caupi) e da Mimosa bimucronata (Maricá), além de caracterizá-las filogeneticamente em relação a espécies já descritas. O estudo também fez a análise e a comparação do DNA genômico de algumas dessas bactérias.

De acordo com a entrevistada, os resultados mostraram que determinadas estirpes foram capazes de promover o crescimento vegetal das plantas utilizadas. Ela afirmou que o trabalho identificou três novas espécies de bactérias pertencentes ao gênero Bradyrhizobium.

Trajetória

A Dra. Jordana Luísa de Castro concluiu o curso de Ciências Biológicas no UNIFOR-MG em 2012. Ela foi bolsista no projeto Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) Geologia para Todos. Em 2016, finalizou o Mestrado em Ciência do Solo na UFLA. Sobre a defesa do Doutorado, ela destacou que é uma conquista importante para a sua trajetória acadêmica e profissional, já que agora, como professora universitária, pode aplicar o conhecimento adquirido durante todo esse período.

A egressa falou sobre a importância do Centro Universitário de Formiga para os seus estudos. “O UNIFOR-MG teve um papel especial na minha formação acadêmica, através dos ótimos professores e da estrutura fornecida no curso de Ciências Biológicas. Além disso, tive a oportunidade de ser bolsista de Iniciação Científica no projeto Geologia para Todos, o que despertou o meu interesse pela pesquisa. A base construída na minha graduação foi o diferencial para que eu trilhasse o caminho acadêmico. Agradeço a todos os docentes que contribuíram para que eu chegasse até aqui”.

fique por dentro

SICOOB CREDIFOR DIVULGA VAGA DE ESTÁGIO PARA SETOR DE AGRONEGÓCIO
6 de maio de 2025

SICOOB CREDIFOR DIVULGA VAGA DE ESTÁGIO PARA SETOR DE AGRONEGÓCIO

UNIFOR-MG OFERECE MINICURSOS PARA ALUNOS DOS CURSOS DE BIOMEDICINA E ENFERMAGEM
5 de maio de 2025

UNIFOR-MG OFERECE MINICURSOS PARA ALUNOS DOS CURSOS DE BIOMEDICINA E ENFERMAGEM

FUOM NOMEIA NOVOS REPRESENTANTES PARA A CIPA
5 de maio de 2025

FUOM NOMEIA NOVOS REPRESENTANTES PARA A CIPA

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.