2º UNIFOR DECENTE-MENTE PROMOVE DEBATE SOBRE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
quarta-feira, 27 de novembro de 2024.No dia 7 de novembro, o Centro Universitário UNIFOR-MG realizou o 2º UNIFOR DECENTE-MENTE, reunindo profissionais da área da saúde para uma mesa de debate sobre transtornos alimentares em estudantes universitários. O evento aconteceu no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba” e contou com a participação de alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia.
A iniciativa foi organizada pelo Prof. Dr. André Carvalho Costa, em conjunto com alunos do 6º período dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem, que estiveram envolvidos em todas as etapas, desde a escolha do tema até a seleção dos profissionais convidados.
O profissional de Educação Física e nutricionista Bruno Medeiros destacou a relevância de abordar esse tema, especialmente por envolver alunos da área da saúde, que futuramente poderão lidar diretamente com essas questões.
Já o psiquiatra Dr. Marcelo Pereira chamou atenção para o aumento de casos de transtornos alimentares, como compulsão alimentar e anorexia, enfatizando a ligação entre alimentação e saúde mental. Ele explicou que alimentos que causam inflamação no corpo podem também afetar o cérebro, contribuindo para problemas psicológicos e psiquiátricos.
“A alimentação é a base da psiquiatria, existem doenças psiquiátricas devido a questões genéticas, comportamentais, mas também questões relacionadas à alimentação. O profissional que sai com essa base de que uma boa alimentação vai prevenir ou até mesmo curar doenças, ele sai com um passo à frente na formação dele”, afirmou o médico.
O psicólogo Juarez Cunha destacou a troca de experiências entre os profissionais e os alunos, reforçando o impacto positivo dessa interação.
“É extremamente positivo porque a gente traz uma bagagem do campo já da área da saúde. Até pra eles verem que não estão sozinhos no mundo, tanto pessoal quanto profissionalmente também. É muito importante essa troca com o que a gente está fazendo lá fora, para refletir na academia, e o oposto, a academia refletir lá fora também”, disse o psicólogo.
Complementando o debate, a psicóloga Raquel Viotti ressaltou a importância do trabalho multiprofissional na área da saúde.
“Saúde não se faz só com psicólogos, só com fisioterapeutas, só com médicos. Então essa troca além de trazer o que a gente vive no campo, ainda traz essa necessidade de estar sempre estudando, de estar sempre unindo todas as áreas da saúde”, concluiu.
O evento proporcionou um espaço de aprendizado e reflexão, conectando teoria e prática, e incentivou os estudantes a valorizarem abordagens integradas no cuidado à saúde.