5 erros que você deve evitar para não ter nota baixa na redação

segunda-feira, 01 de agosto de 2016.
5 erros que você deve evitar para não ter nota baixa na redação

escrevendo redacao

A redação é uma das partes mais importantes do Vestibular. Por isso, é importante ficar atento e se preparar para produzir um bom texto. Confira algumas dicas:

Tome cuidado com radicalismos. A banca quer que a defesa do ponto de vista ocorra com argumentos e posições claras, racionais e, principalmente, respeitosas. Por isso, evite usar expressão extremista, mesmo que sejam termos como “nunca”, “sempre”, “jamais”.

– Evite utilizar clichês, provérbios e citações sem critério. Você pode acabar errando o autor da expressão (o que pega muito mal), ou até mesmo usá-la fora de contexto, o que pode direcionar a sua redação para um lado que você não quer.

– Rebuscar demais as palavras também não é uma boa ideia. Seu texto pode ficar sem fluência e clareza, dificultando a compreensão do corretor. Lembre-se: linguagem formal não é sinônimo de linguagem complicada.

– O uso da linguagem oral também deve ser bem pensado. Expressões coloquiais e gírias, como “irado”, não são adequadas a um texto que exige a norma culta da língua.

– Erros de gramática: esse nem precisa explicar, não é? Deslizes graves de regras do português podem descontar muitos pontos da sua redação. Se houver dúvida na hora de usar algum termo, procure trocá-lo por outra palavra mais segura, para não arriscar.

O que pode zerar a sua redação
Fugir do tema;
Fugir do tipo de texto solicitado;
Texto com até 7 linhas;
Impropérios, desenhos e deboches;
Desrespeito aos direitos humanos (racismo, xenofobia e homofobia);
Folha de redação em branco.

Fonte: Guia do Estudante / www.guiadoestudante.abril.com.br

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO