icone buscar
5º DIA DE CAMPO RECEBE PÚBLICO NA FAZENDA LABORATÓRIO DO UNIFOR-MG

5º DIA DE CAMPO RECEBE PÚBLICO NA FAZENDA LABORATÓRIO DO UNIFOR-MG

sexta-feira, 22 de março de 2024.
5º DIA DE CAMPO RECEBE PÚBLICO NA FAZENDA LABORATÓRIO DO UNIFOR-MG

O 5º Dia de Campo realizado pelo UNIFOR-MG foi um sucesso. O evento ocorreu no último domingo, dia 17 de março, na Fazenda Laboratório e contou com a parceria de diversas empresas do ramo rural.

Além das empresas parceiras, também estavam presentes produtores rurais e visitantes de Formiga e região. O local contou com estandes, amostras de produtos e tecnologias, praça de alimentação e parquinho para as crianças. Durante a ocasião, cada empresa teve a oportunidade de mostrar aos visitantes seus produtos e soluções inovadoras para o mercado do agronegócio.

Foram apresentados serviços e/ou produtos das seguintes áreas: laboratório e consultoria agrícola; insumos, corretivos e fertilizantes; máquinas e equipamentos agrícolas; treinamentos; associações; alimentos; laticínios; assistência técnica; produção animal; instituição financeira; sementes; concessionárias de veículos.

A comissão organizadora do Dia de Campo deu início às atividades já no ano de 2023. Ela foi composta pelos seguintes integrantes: Prof. Dr. Adriano Alves Silva (coordenador do curso de Engenharia Agronômica), Profa. Dra. Ivani Pose Martins (supervisora), Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira (coordenador da Fazenda Laboratório), Prof. Dr. Leonardo Borges Acurcio (coordenador do curso de Medicina Veterinária) e Gustavo Henrique Gondim. A iniciativa é dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária.

Segundo o Reitor Marco Antonio de Sousa Leão, o Dia de Campo, que já está em sua 5ª edição, é muito importante para unir os produtores rurais, as empresas do ramo do agronegócio e os alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária dentro do ambiente da Fazenda Laboratório. Esse encontro promove a troca de informações entre os participantes e permite aos alunos visualizarem na prática os conteúdos que estudam em sala de aula. Ele ressaltou também a importância da parceria entre as empresas presentes, pois elas trazem uma bagagem de repertório sobre o mercado de trabalho que contribuem no posicionamento e preparação do aluno para oportunidades de exercer a profissão.

O Presidente da FUOM André Hostalácio Freitas também estava presente para prestigiar o evento e ressaltou a responsabilidade social que o Centro Universitário tem em trazer dentro da proposta do Dia de Campo os benefícios de novos produtos e tecnologias, apresentados pelas empresas. Ele também mencionou a relevância de promover esse encontro entre o UNIFOR-MG, que forma tantos alunos qualificados para atuar na área do agronegócio, juntamente com as empresas e os produtores rurais de Formiga e região.

O coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Prof. Dr. Adriano Alves da Silva, contou um pouco sobre as empresas presentes no ramo da agronomia: “Nos expositores a gente tem empresas relacionadas à parte de fertilizantes, onde eles mostram fertilizantes que tem uma ação um pouco diferenciada daquele fertilizante mais comum; nós temos os expositores de empresas que trabalham com as cultivares, com sementes de milho e soja, trazendo os lançamentos, e as cultivares mais modernas que podem ser utilizadas nas próximas safras; e temos também as empresas que são do ramo de insumos que apresentam tecnologias para que os agricultores possam maximizar sua produção e possam ter melhores rendimentos”. 

O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Dr. Leonardo Borges Acúrcio, comentou sobre os expositores voltados para o ramo do seu curso: “Esse ano a gente está trazendo uma proposta bem legal. Estamos cada vez mais firme nos produtos de origem animal. Vamos ter uma praça de alimentação esse ano onde todo mundo vai poder degustar, comprar e se divertir ali no final do evento para confraternizar com todo mundo”. Ele falou também que um dos intuitos da atividade é incentivar o contato entre os alunos e as empresas, para que os discentes conheçam as oportunidades de trabalho e possam discutir sobre oportunidades de estágio e emprego.

O coordenador da Fazenda Laboratório, Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira, fala que um dos objetivos da utilização da Fazenda Laboratório é justamente ser um laboratório para os alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária, sendo assim um meio de produzir tecnologias que serão úteis para o produtor rural. Ele cita que no ambiente eles cuidam dos animais que recebem, fazem testagem de produtos, de vegetais e buscam difundir os conhecimentos desenvolvidos principalmente para a agricultura familiar e para os grandes produtores.

O Presidente da EMATER, Otavio Maia, prestigiou o evento e comentou sobre a participação da entidade nas atividades: “A EMATER também tem uma unidade demonstrativa onde temos um tanque para criação de peixes que também pode ser usado para irrigação. A gente quer levar o desenvolvimento para o nosso estado, então nós precisamos, juntamente de parceiros como o UNIFOR-MG e a Prefeitura de Formiga, levar o desenvolvimento para o campo e cada vez mais levar produtividade e rentabilidade para os nossos produtores rurais”. Segundo ele, o Dia de Campo é uma oportunidade para os visitantes e alunos presentes verem a possibilidade de trazer ideias à realidade.

A programação também contou com a participação do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Almeida Pereira Fernandes, que deu uma palestra sobre “O cenário atual da agricultura em Minas Gerais: Desafios, Oportunidades e Perspectivas Futuras”.  

Ele falou um pouco sobre a sua participação: “O meu papel aqui hoje é fazer uma palestra falando dos desafios do agronegócio mineiro e falar também dos desafios que nós temos pela frente com um mercado cada vez mais competitivo, mais disputado, e onde a tecnologia e o profissionalismo são fundamentais para se manter o negócio”. Ele fala também sobre como é necessário nos dias atuais que o produtor rural busque conhecimento, busque profissionalizar mais o seu trabalho e saiba também como buscar apoio do estado para desenvolver mais o seu negócio. 

 

As empresas parceiras do evento foram: 

EMATER, 

Banco Municipal de Alimentos, 

EPAMIG, 

Sindicato Rural, 

Retífica Formiguense, 

Gecal, 

Farmácia do Boi, 

Guabi, 

Avivar, 

Auto Oeste, 

Biofor, 

SafraMax, 

Sicredi, 

Casa Cruzeiro, 

Sicoob Credifor, 

Villa Beer, 

Casa de Acolhimento, 

D’Fumô da Serra, 

Sagrado Queijo, 

Cozinha de Minas, 

Laticínio Ideal, 

Flor de Ipê, 

Agroceres, 

KWS, 

Morgan, 

Gênesis, 

Ical, 

Massey Fergusson – Prodoeste Tratores, 

Decalb, 

Agrical, 

Old Power / Casa da Tilápia e 

JB Agro.

 

fique por dentro

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO
26 de abril de 2024

ALUNOS DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL PARTICIPARÃO DE CURSO SOBRE PRODUTOS E TÉCNICAS DE ACABAMENTO

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM
26 de abril de 2024

UNIFOR-MG REALIZARÁ SEMINÁRIO INTEGRADO PARA DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM

DIVULGADA OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO EM PIUMHI/MG
26 de abril de 2024

DIVULGADA OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO EM PIUMHI/MG

Pular para o conteúdo