
Cursos de Biblioteconomia e Ciências Contábeis do UNIFOR-MG são destaque nacional
segunda-feira, 20 de setembro de 2010.
Os cursos de Biblioteconomia e Ciências Contábeis do UNIFOR-MG receberam, em setembro, do Guia do Estudante, da Editora Abril, a certificação da conquista de três estrelas, na avaliação anual de cursos superiores. A classificação dos cursos constará da publicação GE Profissões Vestibular 2011.
De acordo com informações do GE, nos últimos anos, o curso de Biblioteconomia do Centro Universitário de Formiga teve a certificação de três estrelas nos anos de 2007, 2009 e 2010. Este ano, é a primeira vez que o curso de Ciências Contábeis recebe a certificação.
Biblioteconomia
De acordo com a coordenadora do curso de Biblioteconomia, Profa. Margarita Torres, a conquista prova a qualidade do curso e a preocupação com o ensino, a pesquisa e a extensão no Centro Universitário. “Significa que o curso continua em expansão, graças à competência dos docentes, atuação dos egressos no mercado de trabalho e classificação desses nos primeiros lugares de vários concursos”, destaca.
A Profa. Margarita comentou, também, sobre laboratórios e mercado de trabalho. “O Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos (LCPD) não atende somente ao UNIFOR-MG, mas também à comunidade, o que é muito importante para o curso e para a Instituição. O mercado de trabalho para o profissional é muito amplo, não se limitando apenas às bibliotecas. O bacharel em Biblioteconomia terá muitas oportunidades de atuação, especialmente com a aprovação da lei que obriga a existência de bibliotecas escolares em Instituições de Ensino”, explica.
Segundo ela, o curso trabalha, efetivamente, com projetos de extensão e proporciona aos alunos a oportunidade de estagiar em várias empresas de Formiga e de cidades da região. “Estamos em constante interação com empresas de outras cidades, a fim de negociar estágios extra-curriculares durante as férias. Temos também novas propostas junto aos docentes e discentes para desenvolver, com os alunos, projetos de pesquisa científica, já que o curso possui doutores em seu quadro de docentes. Dessa forma, é possível exercer as três funções essenciais do Centro Universitário: ensino, extensão e pesquisa”, detalha.
Ciências Contábeis
A coordenadora de Ciências Contábeis, Profa. Ms. Danielle Martins Duarte Costa, comenta a conquista. “O reconhecimento do Guia do Estudante 2010 corrobora com o trabalho desenvolvido por todos os envolvidos no curso, voltado para a qualidade e excelência do ensino. O resultado é extremamente positivo para o Centro Universitário, que tem como foco a formação de profissionais capacitados, com habilidades e competências desejadas pelo mercado de trabalho. A Instituição possui uma equipe de professores dedicados, composta por especialistas, mestres e doutores, e com ampla experiência profissional. Outro diferencial é o ambiente universitário amigável, que facilita a interação professor-aluno-técnico, inclusive fora da sala de aula. Procuramos dar uma atenção especial aos acadêmicos, transmitindo tranquilidade e confiança para que possam ter um maior aproveitamento em seus estudos. Esta conquista é resultado dos esforços da direção, corpo docente, funcionários e alunos. Todos são responsáveis pela imagem, confiança e credibilidade do curso”, diz.
A coordenadora comenta também sobre o mercado de trabalho. “É importante que os cursos de graduação preparem os alunos para o mercado de trabalho. Nesse sentido, caminha o curso de Ciência Contábeis do UNIFOR-MG. Temos noção da necessidade de se investir em pesquisa contábil, no sentido de manter e atualizar, ainda mais, não só o corpo docente da Instituição, mas também os futuros contadores. É esse o próximo objetivo do curso: ingressar o aluno na pesquisa, instigá-lo a fazer parte dos programas de Iniciação Científica oferecidos no UNIFOR-MG e, ainda, fazer com que ele tenha prazer em ler, estudar, pesquisar sobre os assuntos, problemas, dúvidas ainda não respondidas da profissão, que, apesar de antiga, ainda tem muito por se descobrir”, detalha.
A coordenadora encerra dizendo que espera que o conceito alcançado, conseguido por todos os envolvidos com o curso, seja reconhecido e valorizado, “ressaltando que a avaliação só nos estimula a trabalhar, ainda mais, pelo curso, de forma a trazer mais resultados positivos”, diz.
Guia do Estudante
O Guia do Estudante, iniciado em 1984, é uma excelente ferramenta de avaliação, que leva em consideração, dentre outros fatores, titulação e carga horária do corpo docente, estrutura curricular do curso, infraestrutura oferecida pela instituição, além da produção científica. Ademais, todos os critérios analisados são realizados por avaliadores e consultores selecionados pela revista e são sempre pessoas de fora da instituição avaliada. Ou seja, é uma avaliação rigorosa, que deve ser levada em consideração não apenas pelos estudantes que pretendem ingressar na universidade, mas pelos próprios alunos já nela inserida.
{mosimage} A coordenadora do curso de Biblioteconomia, Profa. Margarita Torres |
{mosimage} A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Profa. Ms. Danielle Martins Duarte Costa |