icone buscar
Acadêmicos de Fisioterapia promovem atividade diferenciada a pacientes da CLIFOR

Acadêmicos de Fisioterapia promovem atividade diferenciada a pacientes da CLIFOR

quinta-feira, 03 de março de 2011.
Acadêmicos de Fisioterapia promovem atividade diferenciada a pacientes da CLIFOR


Na tarde do dia 28 de fevereiro, alunos do 9o período de Fisioterapia participaram de uma atividade ligada ao Estágio de Fisioterapia Gerontológica e Reumatológica, supervisionados pelo Prof. André Carvalho Costa. Na ocasião, pacientes cadastrados na CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG) reuniram-se na Praça de Alimentação do Prédio 4.

Inicialmente, os acadêmicos aferiram a pressão arterial dos participantes. Em seguida, ministraram uma palestra sobre a prevenção de quedas e, após a apresentação, foram realizados exercícios de aquecimento, atividades físicas específicas, como exercícios de coordenação, equilíbrio, flexibilidade e força, atividades recreativas e de relaxamento. Por último, um lanche de confraternização foi oferecido aos pacientes.

O objetivo da atividade, ligada ao projeto de extensão “Dia da Melhor Idade”, foi oferecer aos idosos atividades em grupo que promovam a saúde biopsicosocial e, consequentemente, uma melhor percepção da sua qualidade de vida. O professor explica que a importância do evento está na união de uma atividade física saudável ao lazer, com o objetivo de promover melhorias aos que fazem parte da terceira idade. Além disso, estimula uma forma diferenciada de interação entre acadêmicos e pacientes e entre os próprios pacientes, permitindo que ocorra um encurtamento das suas relações e uma troca de conhecimentos e afetividades”, relata.

“Envelhecer com qualidade é um privilégio que envolve mudanças em vários setores da sociedade e, de modo abrangente, em concepções generalizadas sobre saúde, educação, justiça e direitos sociais. Nesse contexto, as áreas biomédicas, incluindo a fisioterapia, são desafiadas, constantemente, a proporcionar ao idoso um envelhecimento saudável. Com esse propósito, o projeto busca desenvolver atividades físicas e intelectuais adaptadas às reais necessidades do idoso, favorecendo, dessa forma, a melhoria da autoestima, da confiança em suas potencialidades, da sua importância perante a sociedade e da sua condição física, fatores fundamentais para uma otimização da qualidade de vida”, detalha o professor.

Participaram da ação os alunos: Conrado Campos de Faria; Ana Paula Guimarães; Chrislene Soares Faria; Anna Karenina Lopes Silva; Fábio Vieira de Castro; e Lara Carolina da Costa.

 
{mosimage}
{mosimage} 

fique por dentro

UNIFOR-MG REALIZA AÇÃO DE DIA DAS MÃES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO
14 de maio de 2025

UNIFOR-MG REALIZA AÇÃO DE DIA DAS MÃES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

UNIFOR-MG RECEBE MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS
13 de maio de 2025

UNIFOR-MG RECEBE MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS

PREFEITURA DE FORMIGA DIVULGA VAGAS DE ESTÁGIO
13 de maio de 2025

PREFEITURA DE FORMIGA DIVULGA VAGAS DE ESTÁGIO

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.