icone buscar
Alunos de Biblioteconomia ajudam a desenvolver uma nova ferramenta pedagógica

Alunos de Biblioteconomia ajudam a desenvolver uma nova ferramenta pedagógica

segunda-feira, 21 de março de 2011.
Alunos de Biblioteconomia ajudam a desenvolver uma nova ferramenta pedagógica

A Profa. Dra. Célia da Consolação Dias, que leciona a disciplina de Fontes Gerais de Informação, do 3o período do curso de Biblioteconomia, desenvolveu um blog para ser usado em sua disciplina e convidou os alunos a participar do novo canal de comunicação, o blog “Fontes”. O blog “Fontes” pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://fontesgerais.blogspot.com. O lançamento oficial do ambiente será feito durante o IV Fórum de Biblioteconomia, a ser realizado nos dias 24 e 25 de março.

A Profa. Dra. Célia da Consolação Dias, que leciona a disciplina de Fontes Gerais de Informação, do 3o período do curso de Biblioteconomia, desenvolveu um blog para ser usado em sua disciplina e convidou os alunos a participar do novo canal de comunicação, o blog “Fontes”.
Segundo ela, o foco principal da matéria é o estudo de fontes e, para isso, pensou em desenvolver uma maneira diferenciada de trabalho junto aos alunos, com o objetivo de deixá-los mais envolvidos em relação aos estudos. “Leciono três aulas por semana dessa disciplina e acredito que trabalhar somente a teoria fica muito cansativo. Então, decidi criar uma forma mais atrativa de aprendizado, a qual possibilitasse a comunicação e a troca de experiência entre os acadêmicos”, explica.

Ela conta como deu início ao trabalho. “Criei o blog em casa e postei algumas notícias relacionadas à área. Durante a aula, comentei com os alunos sobre o ambiente e levei-os até o laboratório, onde lhes apresentei a nova ferramenta e também o funcionamento da mesma. O blog tornou-se, então, um ambiente coletivo. Todos podem seguir, participar e colaborar, desde que avaliem as informações postadas e indiquem as fontes usadas. É um excelente espaço pedagógico, onde são colocadas, além de informações sobre o vasto campo de atuação do bibliotecário, que vai muito além da biblioteca, tarefas a serem cumpridas pelos alunos, comentários sobre as postagens – o que promove o debate entre os participantes –, avaliação das tarefas e sugestões”, detalha.

A professora conta que os alunos ficaram muito motivados com a nova ferramenta, lendo e comentando todas as postagens inseridas no ambiente. Por esse motivo, o blog tornou-se um canal de comunicação aberto e amplo dentro do ambiente acadêmico, voltando-se para além da sala de aula e dos alunos do 3o período. “É um canal de comunicação total entre os estudantes. Não percebi nenhum tipo de resistência por parte deles e, por esse motivo, senti que o blog poderia ser explorado também por professores e alunos de outros períodos do curso, além de profissionais da área. Como algumas pessoas não sabem explorar uma página de postagens, criei uma cartilha com informações básicas, como forma de ajudar aos que não conhecem a plataforma”, diz. “Com a experiência positiva no 3º período, convidamos também o 5º período para se juntar aos outros alunos e desenvolver atividades específicas de cada disciplina”, completa.

Ela fala, ainda, sobre a importância da atividade como ferramenta pedagógica. “Com essa atividade, busquei mostrar aos alunos que eles precisam conhecer, explorar e acompanhar as novas tecnologias. Essas devem fazer parte da vida do bibliotecário, que lida, diariamente, com a Tecnologia da Informação para auxiliar na organização, disponibilização e recuperação de informação. Devido à aceitação bastante positiva por parte dos alunos, vamos manter o ambiente sempre atualizado e continuamente avaliado, além de expandi-lo a outros públicos. Com o sucesso do trabalho, pretendo escrever um artigo a respeito da utilização dessa ferramenta no campo pedagógico e também comunicacional”, relata a professora.

Para encerrar, ela comenta o aspecto positivo da nova forma de aprendizado e participação dos alunos. “Foi uma surpresa extremamente satisfatória perceber o envolvimento efetivo dos alunos na atividade, comprovando que a criação de novas possibilidades de trabalho no ambiente universitário leva a uma forma prazerosa de aprendizagem”, encerra.

Endereço

O blog “Fontes” pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://fontesgerais.blogspot.com. O lançamento oficial do ambiente será feito durante o IV Fórum de Biblioteconomia, a ser realizado nos dias 24 e 25 de março, no UNIFOR-MG. Informações completas sobre o evento podem ser obtidas pelo site do Centro Universitário de Formiga (www.uniformg.edu.br).

 

{mosimage}
 
O blog “Fontes” pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://fontesgerais.blogspot.com

{mosimage}

 A idéia de criar o blog partiu da Profa. Dra. Célia da Consolação, que leciona a disciplina de Fontes Gerais de Informação, do 3o período de Biblioteconomia

fique por dentro

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL
9 de maio de 2025

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO
9 de maio de 2025

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR
9 de maio de 2025

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.