icone buscar
Fisioterapia a favor do crescimento e do desenvolvimento infantil

Fisioterapia a favor do crescimento e do desenvolvimento infantil

segunda-feira, 25 de abril de 2011.
Fisioterapia a favor do crescimento e do desenvolvimento infantil


Na manhã do dia 15 de abril, foram realizadas novas atividades do Projeto “Passos largos: fisioterapia na Educação Infantil, estimular para crescer e aprender”, desenvolvido pela Profa. Mônica Campos Pedrosa, junto a alunos do 9º período de Fisioterapia. A ação tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento neuropsicomotor de meninos e meninas de 0 a 5 anos e orientar a comunidade escolar quanto à promoção do desenvolvimento global da criança.

O trabalho, que será desenvolvido até o mês de junho, foi realizado no Centro de Educação Infantil José Jerônimo, que fica no bairro Água Vermelha, em Formiga. Durante a ação, os acadêmicos, supervisionados pela Profa. Mônica, promoveram diversas atividades junto às crianças, no berçário e no parque de diversões da escola. Segundo a professora, estimular significa criar condições facilitadoras para o pleno desenvolvimento de habilidades psicomotoras e cognitivas, possibilitando o pleno desenvolvimento biopsicossocial da criança. “É através das brincadeiras que os pequenos vivenciam situações prazerosas, pelo desfio da descoberta de suas possibilidades de ação e interação com o espaço, objetos e pessoas que a cercam”, explica.

Ela também comenta a importância dos alunos participarem de atividades práticas diferenciadas, preparando-os para o vasto campo de atuação do fisioterapeuta. “O acompanhamento do desenvolvimento destas crianças permite aos acadêmicos conhecer e observar o desenvolvimento neuropsicomotor normal, atrasos e/ou desvios, o que é essencial para indicar a possibilidade de intervenção fisioterápica precoce, minimizando ou evitando futuros déficits e realizando orientações aos cuidadores quanto à seleção de estímulos motores adequados às tarefas do dia-a-dia, mostrando o quanto é gratificante o processo de aprendizagem”, detalha a professora.

As atividades fazem parte do Estágio Supervisionado em Fisioterapia aplicada à Pediatria e são desenvolvidas por meio de intervenções quinzenais, às sextas-feiras, durante o período de uma hora.

{mosimage}
{mosimage}
Os alunos participaram de diversas atividades junto à crianças, promovidas por intermédio do Projeto “Passos largos: fisioterapia na Educação Infantil, estimular para crescer e aprender”

fique por dentro

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL
9 de maio de 2025

COMUNIDADE PODE APOIAR PROJETOS DE EXTENSÃO DO UNIFOR-MG VOLTADOS À SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO SOCIAL

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO
9 de maio de 2025

PROJETO “SAÚDE NA ESCOLA” LEVA INFORMAÇÃO E INTERATIVIDADE À ESCOLA MUNICIPAL ARLINDO DE MELO

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR
9 de maio de 2025

ALUNOS DE DIREITO DO UNIFOR-MG SE PREPARAM PARA MOSTRA JURÍDICA INTERDISCIPLINAR – MJUR

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.