
Curso de Pedagogia promove mesa-redonda com gestoras escolares
quinta-feira, 30 de junho de 2011.
Na noite de 16 de junho, o curso de Pedagogia promoveu uma mesa-redonda, com três gestoras escolares de Formiga, com o objetivo de apresentar aos acadêmicos as experiências e particularidades da gestão escolar em instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A atividade foi desenvolvida e mediada pela Profa. Ms. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, que leciona a disciplina Planejamento e Gestão Escolar, e envolveu os estudantes do 3o período.
Foram convidadas as gestoras Profa. Edriana Costa da Silva, diretora do Viramundo – Núcleo Pedagógico e Educacional; Profa. Lusmarina Alves de Almeida , diretora da Escola Estadual Prof. Tonico Leite; e Profa. Cláudia Beatriz Dalariva, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Profa. Maria Aparecida Costa Resende – da Penitenciária de Formiga.
De acordo com a Profa. Ms. Elizabeth, cada gestora fez uma abordagem dos mecanismos de gestão democrática de suas escolas, dos desafios, da realidade da inclusão, dos projetos que a escola desenvolve, explicou o processo de contratação de docentes e outros aspectos inerentes a cada nível de ensino.
“A realização de uma palestra com o Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão (Reitor do UNIFOR), em 02 de junho, e a mesa-redonda tiveram como finalidade o encerramento da disciplina Planejamento e Gestão Escolar, possibilitando aos alunos um contato com diferentes profissionais da educação que militam em diferentes tipos de gestão escolar, a fim de que vivenciem e relacionem os conhecimentos adquiridos no UNIFOR com as demandas necessárias ao papel do gestor no contexto atual”, declarou a professora.
Ao final da explanação, os estudantes puderam participar com perguntas. “A disciplina Planejamento e Gestão Escolar possui fundamentos teóricos densos, que exigem muito estudo. Assim sendo, propus esse momento de interlocução entre profissionais e alunos, para uma maior compreensão da relação teoria/prática. Pesquisas ainda apontam que a qualidade do processo ensino/aprendizagem e da formação docente passam pela questão da gestão, daí a importância do debate. O resultado superou as expectativas”, comentou a Profa. Ms. Elizabeth.
Três gestoras escolares narraram suas experiências e as peculiaridades de Instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e EJA