
V Semana da Pedagogia aborda os desafios e perspectivas da educação no século XXI
terça-feira, 11 de novembro de 2014.
Como acontece desde 2010, é promovida no UNIFOR-MG a Semana da Pedagogia, sempre no mês de outubro. Neste ano, foi realizada a quinta edição do evento, com o tema tema “A educação no século XXI: desafios e perspectivas”.
11/11/2014
Como acontece desde 2010, é promovida no UNIFOR-MG a Semana da Pedagogia, sempre no mês de outubro. Neste ano, foi realizada a quinta edição do evento, entre os dias 20 e 22, com a finalidade de criar um espaço acadêmico, dentro das comemorações do Dia do Professor (15 de outubro), quando os alunos e professores do curso de Pedagogia participam de reflexões sobre os rumos da educação e da cultura no Brasil.
A V Semana da Pedagogia teve como tema “A educação no século XXI: desafios e perspectivas”, também visou estimular a participação dos acadêmicos, por meio da realização de uma mostra de resgate da cultura presente no universo infantil, com cantigas, músicas, desenhos, programas, jogos, brincadeiras e histórias.
Atividades
As ações da Semana da Pedagogia foram realizadas na Sala de Multimeios 2. No dia 20 de outubro, a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Ms. Maria Francisca de Souza Lopes, fez a abertura do evento. O Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, em um breve pronunciamento, ressaltou a importância da formação de professores. Na sequência, foi ministrada a palestra com o tema “Perspectivas culturais para o século XXI”, pela gestora cultural Flávia Lima Leão.
A segunda noite do evento, dia 21, teve uma mensagem da Diretora Geral de Ensino, Profa. Ms. Inêidina Sobreira, e apresentação oral sobre “As dificuldades de aprendizagem na escola formal: desafios e avanços” que teve como apresentadores a Profa. Ms. Elizabeth Rocha de Carvalho e acadêmicos do 6º período do curso de Pedagogia. Em seguida, houve uma Mostra de Cinema com a exibição do filme “Uma viagem Inesperada”.
O encerramento da V Semana da Pedagogia, no dia 22, contou com um pronunciamento da Coordenadora Geral de Cursos, Profa. Ms. Roberta Avelar Araújo Garcia, apresentação de teatro pelos monitores do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência) do curso de Pedagogia com a peça “A lagartinha feiosa” e uma palestra com o tema “Educar-se para Educar”, ministrada pela psicóloga Luciane Saporetti.
Mostra Cultural “Achadouros da Infância”
Durante a V Semana da Pedagogia, foi realizada também, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, a Mostra Cultural “Achadouros da Infância” em espaços organizados na Praça de Alimentação do Prédio 1.
As atividades foram coordenadas pela Profa. Laila Zorkot e pelas alunas do 4º período do curso de Pedagogia. Durante a Mostra Cultural, foram realizadas as seguintes ações: Baú da TV, Dó… ré … mi… Rodinha de Música, Hora do Jogo, Brincadeira de Criança, Pra cantar a infância e Contos da Carochinha.
Segundo a Profa. Laila Zorkot, a Semana da Pedagogia é sempre uma possibilidade de colocar em pauta temas que buscam mobilizar saberes e problematizar a multiplicidade de situações que envolvem o cotidiano escolar, seus elementos e sua dinâmica como um todo. “’Achadouros da Infância’ é expressão emprestada de um poema de Manoel de Barros e veio dar sustentação a uma proposta tímida, mas intencionalmente idealizada para resgatar o universo infantil, a partir das manifestações da criança, especialmente no que dizem respeito à sua natureza lúdica. A determinação e criatividade das alunas do 4º período de Pedagogia permitiram que a Praça de Alimentação do UNIFOR-MG fosse palco para várias dessas expressões infantis, criando um clima nostálgico naquele espaço! Foram três noites para desenhar a infância, cantá-la e contá-la da forma mais terna que ela representa”, salientou a professora.
"O evento é esperado o ano todo pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, porque sabem que esses três dias representam a possibilidade de troca de experiências com outros profissionais que trazem suas reflexões e compartilham a vivência de outras áreas que só engrandecem o processo educativo experienciado nas salas de aula. E este ano não foi diferente, pois participaram pessoas que, com certeza, contribuíram e muito para o crescimento e capacitação dos profissionais da educação que estão se preparando para encarar uma sociedade que grita por mudanças no campo educacional. Acredito que, mais uma vez, o evento superou as nossas expectativas e agradeço a todos que contribuíram para a sua realização e seu sucesso”, enfatizou a coordenadora do curso de Pedagogia.
"Mais uma vez, a Semana da Pedagogia suscitou um tema relevante para a comunidade acadêmica, uma reflexão sobre o desafio de trazer inovação para a sala de aula diante das necessidades que emergem no contexto social. Consciência cultural, educação inclusiva, capacidades sociais, formação acadêmica e emocional do docente e construção de modelos avaliativos que orientem as práticas educativas foram algumas das reflexões que permearam o evento, proporcionando aos participantes uma compreensão diferenciada desses conteúdos. A Mostra Cultural ‘Achadouros da Infância’ também foi fantástica, atraindo muitos olhares para o curso de Pedagogia. Parabéns a todos pela dedicação e criatividade. É sempre um prazer participar dos eventos oferecidos pelo curso de Pedagogia do UNIFOR-MG", comentou a egressa da turma de 2014, Fernanda Alves.
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}