icone buscar
Egresso de Ciências Biológicas defende tese de dupla titulação

Egresso de Ciências Biológicas defende tese de dupla titulação

sexta-feira, 23 de outubro de 2015.
Egresso de Ciências Biológicas defende tese de dupla titulação

O egresso Wesley de Melo Rangel, do curso de Ciências Biológicas do UNIFOR, defendeu a tese de doutorado, em setembro, como o primeiro pesquisador a receber a dupla titulação pela UFLA (Universidade Federal de Lavras) e a Universidade de Hasselt – UHasselt (Bélgica), devido a um acordo entre ambas as instituições.

 

A tese defendida foi “Metal tolerant bactéria with plant growth promoting traits isolated from mining areas”, pelo programa de pós-graduação em Microbiologia Agrícola, sob a orientação da Profa. Dra. Fátima Moreira.

Na abertura da banca, a orientadora destacou o fato de ser a primeira tese defendida no âmbito desse acordo de cooperação. “A diplomação para duas universidades incentiva tanto a ida quanto a vinda de pesquisadores. E a UHasselt está bastante receptiva com essa cooperação”, destacou.

De acordo com o egresso Wesley de Melo Rangel, a dupla titulação foi uma oportunidade única. Para o desenvolvimento da tese, ele pesquisou bactérias isoladas existentes em áreas de mineração no Noroeste de Minas Gerais. O egresso constatou que as bactérias estudadas são capazes de promover o crescimento de plantas e podem ser ferramentas para auxiliar na revegetação das áreas degradadas pela mineração. Também fez o sequenciamento genético das bactérias isoladas que se mostraram mais promissoras, a fim de identificar as características genéticas que beneficiam o crescimento das plantas.

O egresso Wesley de Melo Rangel é formiguense e concluiu o curso de Ciências Biológicas no UNIFOR-MG em 2007. Tem mestrado em Ciência do Solo pela UFLA (2011). Concluiu o doutorado em Microbiologia Agrícola, linha de pesquisa Biotecnologia de microrganismos aplicada à Agropecuária e ao Meio Ambiente, áreas de concentração Associações planta-microrganismos: micorrizas, FBN e Fitorremediação, também pela Universidade Federal de Lavras, participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES) em parceria com o grupo de pesquisa em Biologia Ambiental no Instituto de Ciências Ambientais, na Universidade de Hasselt, Diepenbeek, Limburg, Bélgica (janeiro-dezembro 2014).

 

wesley rangel1

 

fique por dentro

UNIFOR-MG ABRE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM DIREITO NA CÂMARA MUNICIPAL DE FORMIGA-MG
28 de abril de 2026

UNIFOR-MG ABRE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM DIREITO NA CÂMARA MUNICIPAL DE FORMIGA-MG

DOAÇÃO: ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO
28 de abril de 2026

DOAÇÃO: ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

UNIFOR-MG CONSOLIDA EXCELÊNCIA COM ALTO ÍNDICE DE APROVAÇÃO NO XLV EXAME DA OAB
28 de abril de 2026

UNIFOR-MG CONSOLIDA EXCELÊNCIA COM ALTO ÍNDICE DE APROVAÇÃO NO XLV EXAME DA OAB

Acessar o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.