
Integrante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo ministra palestra sobre Ética Profissional no UNIFOR-MG
segunda-feira, 12 de setembro de 2016.

O Centro Universitário de Formiga-MG promoveu, no dia 26 de agosto, uma palestra sobre Ética profissional. A atividade foi ministrada pela integrante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), Marília Palhares Machado.
A Conselheira Estadual abordou os seguintes temas: campos de atuação do Arquiteto e do Urbanista, o Código de Ética e a prática de “reserva técnica” no mercado profissional. As ações foram realizadas no Salão Nobre “Eunézimo Lima”.
A coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Ma. Marianna Costa Mattos, informou que o objetivo foi apresentar aos alunos os preceitos éticos do Conselho Profissional, com relação a práticas costumeiras não admissíveis pelo CAU. Ela comentou que a atividade também teve como meta aproximar os estudantes da realidade do mercado de trabalho, possibilitando o amadurecimento profissional.
“Há tempos, presencia-se a construção de um paradigma acerca da profissão do arquiteto e urbanista, tornando-a um ofício elitizado e pouco aproveitado nos campos de atuação mais abrangentes, que se fundem com outras profissões afins. Com isso, o profissional, com oportunidades de mercado limitadas ao projeto arquitetônico, vê na prática da ‘reserva técnica’ uma saída para obter um honorário maior e condizente com sua capacitação”, argumentou.
A coordenadora explicou que é dever da instituição acadêmica, junto com o Conselho, conscientizar os futuros profissionais quanto às suas atribuições no mercado de trabalho, oferecendo a eles a oportunidade de explorar, ainda na faculdade, habilidades intrínsecas à profissão, mas ainda pouco valorizadas.
“É com esse intuito que as palestras do Conselho se tornam relevantes nessa instituição: para mostrar aos discentes o modo como devem se inserir no mercado e o papel do futuro profissional na desmistificação do paradigma existente por parte da comunidade, que necessita da assistência técnica adequada de um profissional de arquitetura e urbanismo”, afirmou a Profa. Ma. Marianna Costa Mattos.
A coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Ma. Marianna Costa Mattos, informou que o objetivo foi apresentar aos alunos os preceitos éticos do Conselho Profissional