icone buscar
Professora do UNIFOR-MG conclui Doutorado em “Literaturas de Língua Portuguesa”

Professora do UNIFOR-MG conclui Doutorado em “Literaturas de Língua Portuguesa”

segunda-feira, 03 de outubro de 2016.
Professora do UNIFOR-MG conclui Doutorado em “Literaturas de Língua Portuguesa”

A Profa. Dra. Sandra de Almada Mota Arantes defendeu, no dia 16 de setembro, a sua tese “Nos Labirintos do Tempo: um estudo sobre a escrita de Lygia Fagundes Telles”. O doutorado foi realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS), no campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

A Área de Concentração é “Literaturas de Língua Portuguesa” e Linha de pesquisa “Texto, Gênese e Memória”. A tese analisa contos de Lygia Fagundes Telles para explicitar aspectos concernentes aos estudos sobre a manifestação da memória, bem como os mecanismos usados para a escrita memorialística, significativamente importantes aos estudos literários.

Define o lugar do passado e as relações entre o tempo e a memória em contos da autora. Identifica manifestações da memória voluntária e memória involuntária em contos, refletindo sobre seus mecanismos. Investiga as relações de equilíbrio entre lembrar e esquecer na perspectiva do esquecimento relacionada ao passado e ao tecer da narrativa. Demonstra, ainda, a contribuição de autora à literatura, fazendo de sua obra um marco no mundo de seus leitores.

“A conclusão do doutorado foi processo produtivo de experiência que me levou a trilhar um caminho longo, difícil, mas que hoje representa em minha vida profissional a continuidade da construção da minha carreira como professora”, revelou a Dra. Sandra de Almada.

A professora avalia que, para o UNIFOR-MG, é benéfico o doutoramento de seu corpo docente, que vai transferir para seus alunos as habilidades da construção do conhecimento e o aprofundamento na pesquisa científica. Além disso, considera que a titulação do corpo docente tem um impacto positivo na avaliação institucional e de seus cursos.

A Dra. Sandra de Almada leciona nas disciplinas: Língua Portuguesa Aplicada I e II, Português Instrumental, Redação Publicitária, Comunicação e Expressão, Leitura e Interpretação de Textos. Ministra aulas nos seguintes cursos do UNIFOR-MG: Educação Física, Ciência da Computação, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Química, Direito, Marketing, Enfermagem, Medicina Veterinária, Administração, Estética.

Banca 21

banca

 

fique por dentro

CURSO DE DIREITO DO UNIFOR-MG REALIZA XII JÚRI SIMULADO
26 de maio de 2026

CURSO DE DIREITO DO UNIFOR-MG REALIZA XII JÚRI SIMULADO

UNIFOR-MG PROMOVE O II FISIO HANDS-ON
25 de maio de 2026

UNIFOR-MG PROMOVE O II FISIO HANDS-ON

ALUNOS DOS CURSOS EAD DO UNIFOR-MG PARTICIPAM DE ENCONTRO SOBRE USO ÉTICO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
25 de maio de 2026

ALUNOS DOS CURSOS EAD DO UNIFOR-MG PARTICIPAM DE ENCONTRO SOBRE USO ÉTICO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Acessar o conteúdo