icone buscar
Professor do UNIFOR-MG conclui Mestrado em Análise do Discurso

Professor do UNIFOR-MG conclui Mestrado em Análise do Discurso

quarta-feira, 09 de novembro de 2016.
Professor do UNIFOR-MG conclui Mestrado em Análise do Discurso

O Prof. Me. Isaac D’Leon Almeida defendeu, no dia 24 de outubro, a sua dissertação Marcas da Senzala na Construção da Imagem do Negro na Publicidade Brasileira Contemporânea. Ele leciona no Curso de Marketing nas disciplinas Introdução ao Marketing, Publicidade e Propaganda, Marketing Eletrônico, Pesquisa de Mercado, Promoção de Vendas e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Já na graduação em Arquitetura e Urbanismo ministra aulas de Modelagem Eletrônica e Linguagem e Comunicação Visual. No Curso de Administração é docente de Sistema de Informação de Marketing. O Mestrado foi realizado na Universidade de Franca, em São Paulo, na Área de Concentração: Linguística / Linha de Pesquisa: Análise do Discurso.

Quanto à dissertação, o Prof. Me. Isaac D’Leon Almeida explicou que, ao longo da história brasileira, circulam discursos que marcam a população como sujeitos de uma nação formada por meio da mistura de etnias.

“A partir desse sentido, todos são considerados iguais, cordiais, pacíficos e hospitaleiros. Porém, a partir da miscigenação, observam-se discursos que remontam ao Brasil colônia e trazem à tona marcas e indícios de um período que continua fazendo eco na atualidade e que coloca à margem determinado sujeito dessa miscigenação: o negro”, argumenta.

O pesquisador destacou que, dentro dessa temática, o estudo teve como objetivo analisar a imagem do negro em peças publicitárias brasileiras que circularam no período de 1990 a 2016. Ele afirmou que o intuito foi observar a correlação do discurso presente com as marcas da senzala, em alusão aos indícios que remetem à subjetivação do negro em um patamar inferior ao do branco.

O Prof. Me. Isaac D’Leon Almeida comentou que, à luz das reflexões de Michel Foucault e Jean-Jacques Courtine, a pesquisa buscou observar a construção do sujeito negro dentro da Análise do Discurso e a inscrição dos sentidos do corpo nas práticas discursivas ao longo da história.

“Os resultados obtidos permitiram identificar a presença desses indícios, a partir da memória discursiva, mostrando que a publicidade reatualiza esses discursos. No entanto, a partir das políticas afirmativas houve uma mudança na construção desses discursos e o negro começa a conquistar paulatinamente sua representatividade na publicidade contemporânea brasileira”, concluiu.

O Prof. Me. Isaac D’Leon Almeida destacou o apoio recebido do UNIFOR-MG durante a realização do Mestrado. “Agradeço ao Centro Universitário de Formiga-MG pelo auxílio financeiro, pela flexibilização na jornada de trabalho e por todas as formas de incentivo nessa etapa. Os resultados dos estudos terão reflexos nas atividades desempenhadas na Instituição, beneficiando os alunos”, ressaltou.

 Prof. Issac Mestrado 2

O Prof. Me. Isaac D’Leon Almeida e a sua orientadora Profa. Dra. Luciana Garcia Carmona Manzano

 

fique por dentro

XXI MIPE CONTARÁ COM MESA-REDONDA COM DIVERSOS CONVIDADOS
6 de agosto de 2025

XXI MIPE CONTARÁ COM MESA-REDONDA COM DIVERSOS CONVIDADOS

UNIFOR-MG INAUGURA EXPOSIÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DOS ELEMENTOS TERRAS RARAS
6 de agosto de 2025

UNIFOR-MG INAUGURA EXPOSIÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DOS ELEMENTOS TERRAS RARAS

VETERANOS DO UNIFOR-MG RETORNAM ÀS AULAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2025
4 de agosto de 2025

VETERANOS DO UNIFOR-MG RETORNAM ÀS AULAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2025

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.