icone buscar
Pesquisadores coletam amostras de rutilo na Serra da Canastra

Pesquisadores coletam amostras de rutilo na Serra da Canastra

quarta-feira, 21 de junho de 2017.
Pesquisadores coletam amostras de rutilo na Serra da Canastra

Os pesquisadores: Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca (curador do Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG), Isac Eustáquio da Silva (aluno do 7o período de Ciências Biológicas) e César Augusto Simões (ex-aluno do Centro Universitário) recolheram, no dia 06 de junho, rutilo (mineral de titânio) na Serrinha, região da Serra da Canastra, em São Roque de Minas.

O Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca contou que foram coletadas as duas maiores amostras pela equipe, pesando 390 gramas e 585 gramas. Ele comentou que ensaios prévios apontaram que esses materiais têm idade superior a 640 milhões de anos, um recorde.

De acordo com o entrevistado, o rutilo é um mineral muito atraente, cobiçado no mercado de coleções, além de ser fonte de titânio. “As aplicações do titânio na indústria vão desde ligas para próteses, naves, esmaltes, tintas, protetores solares até na armadura do homem de ferro”, explicou.

Palestras

Na mesma data, os pesquisadores estiveram na Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela, no vilarejo de São João Batista. Eles foram recepcionados por professores e representantes da unidade de ensino. Os visitantes ministraram palestras dos projetos Geologia Para todos e Sábado Geológico, desenvolvidos pelo Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG.

O Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca contou que as atividades envolveram todas as turmas do Ensino Fundamental e Médio. Ele disse que foram realizados ensaios com reagentes para aferição da qualidade da água, bem como estudos mineralógicos. Os pesquisadores doaram para a escola itens de laboratório e um kit de rochas e minerais.

“Trocamos experiências importantes na unidade de ensino e, além de coletarmos amostras na região para análises, deixamos materiais para o aprendizado dos alunos”, ressaltou o docente.

Equipe de pesquisadores realiza palestras em escola na Canastra 3

Amostra de Rutilo – 390 gramas

Equipe de pesquisadores realiza palestras em escola na Canastra 1

Equipe de pesquisadores realiza palestras em escola na Canastra 4

 

fique por dentro

DOAÇÃO – E. E. RODOLFO ALMEIDA
19 de junho de 2026

DOAÇÃO – E. E. RODOLFO ALMEIDA

FUOM EMITE COMUNICADO SOBRE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS EM DIAS DE JOGOS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO 2026
18 de junho de 2026

FUOM EMITE COMUNICADO SOBRE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS EM DIAS DE JOGOS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO 2026

ELEIÇÃO DO COLEGIADO GERAL DE CURSOS DO UNIFOR-MG SERÁ REALIZADA POR ACLAMAÇÃO
17 de junho de 2026

ELEIÇÃO DO COLEGIADO GERAL DE CURSOS DO UNIFOR-MG SERÁ REALIZADA POR ACLAMAÇÃO

Acessar o conteúdo