
UNIFOR-MG REALIZA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DA XXI MIPE
quinta-feira, 23 de outubro de 2025.
A cerimônia de entrega de certificados e premiação dos trabalhos apresentados na XXI Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão (MIPE) do Centro Universitário de Formiga foi realizada no dia 22 de outubro, às 18h, na Sala de Multimeios. O evento reuniu alunos, professores e coordenadores para celebrar o destaque e a dedicação dos estudantes que participaram da mostra, promovida nos dias 19 e 20 de agosto.
Na modalidade “Pesquisa com resultados parciais/totais, incluindo atividades desenvolvidas em TCC”, a vencedora foi a aluna Naira de Almeida Alvarenga. O Prof. Dr. Fábio Antunes Gonçalves, orientador de Naiara, falou um pouco sobre o trabalho desenvolvido por ela: “O trabalho fala da responsabilidade civil em relação aos fenômenos da inteligência artificial; ou seja, hoje em dia a todo instante temos uma novidade, mas como fica a questão da responsabilidade? Se, eventualmente, acontecer um dano, como ele será indenizado? A aluna abordou estes pontos e, certamente, num futuro próximo iremos escrever um artigo para aprofundarmos e analisar esta questão”, afirmou.
O aluno Miguel Victor Silva Sousa foi o vencedor na categoria “Projetos de pesquisa aprovados para o Programa de Iniciação Científica do UNIFOR-MG para o ano de 2024”. Representando-o, o Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco discorreu sobre o tema escolhido por ele: “É um trabalho relacionado ao mundo do ciclismo, a gente fez um levantamento da prevalência da dor lombar em ciclistas, numa mostra de 1.525 ciclistas, e tentamos verificar vários fatores que pudessem causar esta dor. Foi um estudo intenso, conseguimos publicar numa revista internacional de impacto e foi uma pesquisa mais extensa, onde ele foi muito elogiado no meio acadêmico”, comentou.
Na modalidade “Trabalhos referentes a casos bem-sucedidos de atividades de extensão”, a aluna Ana Luiza Silva Pacheco foi premiada. Ela celebrou a conquista ressaltando a importância do seu trabalho: “A gente realizou na Fazenda UNIFOR, um projeto chamado ‘Galinha Feliz’, que foi introduzir os galos de briga, que também estão sendo ressocializados na Fazenda, com a postura de ovos das galinhas da Fazenda UNIFOR. A gente queria proporcionar para elas bem-estar e vida livre, gerando um melhor rendimento, qualidade dos ovos e de vida também”, destacou.
Durante a cerimônia, o reitor do UNIFOR-MG, Prof. Dr. Marco Antônio de Sousa Leão, parabenizou os vencedores e reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento científico e acadêmico: “É muito importante desenvolver estes trabalhos, principalmente quando se está atrelado à uma instituição de Ensino Superior, que também colabora para o desenvolvimento do aluno em seu todo, inclusive em pesquisa e extensão”, afirmou.
A XXI MIPE foi promovida pelo UNIFOR-MG, por meio da Diretoria Geral de Ensino (DGE), em parceria com a Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (CEPEP), gerando valorização da pesquisa e da produção científica em suas diversas áreas de conhecimento.