GANHADORA DO “NOBEL DA AGRICULTURA” É A ENTREVISTADA DA ATUAL EDIÇÃO DA REVISTA CONEXÃO CIÊNCIA DO UNIFOR-MG
segunda-feira, 10 de novembro de 2025.
A Dra. Mariangela Hungria, renomada pesquisadora da Embrapa Soja e uma das mais respeitadas cientistas na área de microbiologia do solo, é a entrevistada da edição atual da Revista Científica Conexão Ciência, do Centro Universitário de Formiga. Eleita recentemente pela revista norte-americana Time como uma das 100 pessoas mais influentes do planeta em ações climáticas, Mariangela também foi reconhecida em 2025 com o World Food Prize, prêmio considerado o “Nobel da Agricultura e Nutrição”, por suas contribuições pioneiras à sustentabilidade e à segurança alimentar global.
Em uma conversa conduzida pelo Prof. Dr. Heslley Machado Silva, a cientista abordou temas fundamentais como os desafios da agricultura sustentável, o papel da microbiologia do solo na redução do uso de fertilizantes químicos e a importância da ciência para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. A entrevista completa está disponível para leitura e download no site da revista.
Mariangela também participou da abertura da XXI Mostra de Iniciação Científica e Extensão (MIPE) do UNIFOR-MG, evento que, em 2025, prestou uma homenagem especial ao protagonismo das mulheres na ciência. Em sua fala, a pesquisadora destacou a relevância das cientistas brasileiras e ressaltou como a diversidade é essencial para o avanço do conhecimento e da inovação científica.
O professor Heslley Machado Silva, responsável pelo contato e convite à pesquisadora, celebrou a parceria: “Foi uma honra e um prazer fazer o contato com a renomada pesquisadora, que, apesar da fama e do prestígio merecido, se mostrou absolutamente acessível, tanto no envio da fala de abertura da MIPE quanto na entrevista à Conexão Ciência. E, como demonstração de sua simplicidade, ela afirmou que, em uma próxima oportunidade, deseja estar pessoalmente conosco no UNIFOR-MG”, destacou o docente.
Com uma trajetória marcada pela inovação e pelo compromisso com o futuro do planeta, Mariangela Hungria simboliza o melhor da ciência brasileira, uma ciência que transforma, conecta e inspira. Sua atuação reforça o papel das instituições de ensino e pesquisa, como o UNIFOR-MG, na valorização do conhecimento científico e na promoção do diálogo entre academia e sociedade.