“ARRAIÁ DO ERA UMA VEZ…” UNE TRADIÇÃO, CONTOS DE FADAS E SOLIDARIEDADE NO COLÉGIO UNIFOR
segunda-feira, 29 de junho de 2026.
O Colégio UNIFOR promoveu, no dia 27 de junho, mais uma edição de sua tradicional festa junina, que neste ano trouxe um tema especial: “Arraiá do Era Uma Vez…”. Unindo a cultura das festas juninas ao universo dos contos de fadas, o evento foi marcado por apresentações culturais, diversão e ações solidárias.
Do Maternal ao 3º ano do Ensino Médio, todas as turmas prepararam apresentações inspiradas na temática proposta, encantando o público com coreografias, figurinos criativos e muita animação. O espaço foi cuidadosamente decorado para transportar os visitantes ao clima mágico dos contos infantis, sem deixar de lado as tradições típicas das festas juninas.
A professora do Maternal 2, Mayli Rodrigues, destacou a dedicação das crianças e das famílias durante a preparação da apresentação: “O Maternal 2 se baseou no filme “A Pequena Sereia”, durante um mês nós temos ensaiado as danças, estudado a história e, no fim da apresentação, eles irão utilizar um cavalinho de madeira. Então, nós saímos do fundo do mar com os cavalos marinhos para a superfície dos cavalos de Ana Catela”.
Para o aluno do 3º ano do Ensino Médio, João Victor, contou sobre a sensação agridoce de estar se apresentando: “Além da gente vir apresentar, estamos com uma barraca de bebidas para ajudar na arrecadação de dinheiro para a nossa formatura, que é um momento muito esperado, mas um momento triste; porque só de pensar que está tudo acabando, além de ser um sentimento bom, também é um sentimento ruim”, refletiu ele.
Entre as famílias presentes, Júnior, o pai da aluna Agnes, elogiou a organização da festa: “Este movimento que o Colégio UNIFOR tem de acolher mais a família, nos traz pra perto dos nossos filhos nas apresentações. Ela conta o poema do Manoel Gandra até hoje, da sua primeira apresentação, isto mostra que o Colégio ensina de uma forma diferente”.
Além das apresentações, o Arraiá também teve um importante caráter social para a cidade de Formiga: “Nós estamos com o Lar São Francisco de Assis, a Casa Divina Misericórdia e o Tatame do Bem. A gente arrecadou alimentos entre a nossa comunidade escolar, entre os pais, alunos, professores e, estes alimentos, serão doados para estas instituições após a festa”, afirmou Carlamara Malta, Vice-Diretora do Colégio UNIFOR.
As entidades beneficiadas também participaram da programação com barracas de alimentação, cuja renda auxilia na manutenção de seus trabalhos sociais. Representando a Divina Casa da Misericórdia, Fernando José de Castro, agradeceu o apoio recebido: “Nós temos diversos parceiros, mas um dos melhores é o UNIFOR-MF. Nós conseguimos bolsa de estudo, os cursos nos dão assistência. Nossa parceria com o Colégio UNIFOR também é uma prova disso”.
O Arraiá do Era Uma Vez teve grande participação do público, contando com familiares e amigos dos estudantes, além da comunidade escolar.












