COLÉGIO UNIFOR REALIZA FEIRA CULTURAL 2026 COM FOCO EM CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
segunda-feira, 28 de setembro de 2026.
O Colégio UNIFOR realizou, nos dias 24 e 25 de setembro, a Feira Cultural 2026, que teve como tema central “Criar, Inovar e Empreender”. O evento foi realizado na praça de alimentação do prédio I do UNIFOR e reuniu alunos, familiares e comunidade escolar em uma programação voltada à criatividade, ao empreendedorismo e à inovação.
Durante os dois dias de atividades, os estudantes apresentaram estandes temáticos relacionados a questões atuais, como inteligência artificial, novas tecnologias e diferentes ferramentas que fazem parte do cotidiano. A proposta possibilitou aos alunos transformar os conhecimentos trabalhados em sala de aula em projetos práticos, incentivando a pesquisa, a criatividade e o desenvolvimento de novas ideias.
“A gente vem incentivando nossos alunos a desenvolver a criatividade, suas habilidades, através dos trabalhos apresentados. As famílias foram envolvidas, este é o papel do nosso Colégio”, afirmou Marcela Oliveira de Carvalho Foschetti, secretária do Colégio UNIFOR.
Para os pais, a experiência foi uma oportunidade de acompanhar o aprendizado dos filhos de uma maneira diferente. “Eu estudei no Colégio a minha vida inteira, sou apaixonada pela estrutura, pelos professores e a escola ter abraçado essa causa do empreendedorismo é de uma valia gigante”, destacou Nathalia Chicri, mãe de uma das alunas.
Mário Lopes, pai de um dos nossos alunos, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos estudantes: ”Entender o empreendedorismo desde jovem é muito importante e ver o Colégio incentivar os nossos filhos nessa prática enche o nosso coração de esperança, porque vemos que os negócios não vão parar, a inovação vai continuar chegando através dessa nova geração”.
Entre os alunos, a Feira também foi marcada pelo entusiasmo com a apresentação dos projetos: “A gente decidiu recriar uma empresa fictícia de café, então, a gente trouxe o setor rural até o industrial, onde a empresa cresce e temos o lucro que é maior junto com a produção. O Colégio UNIFOR ajuda muito a gente a ter essa ideia do empreendedorismo, eles nos levam a aprender e ter gosto por empreender, é muito importante para a nossa vida como estudantes”, contou a aluna Sofia Faria.
A aluna Gabrielle Chicri destacou a experiência de participar da construção do projeto: “Meu trabalho é sobre arte, minha primeira vez participando e tô muito feliz. É uma experiência única, a gente trabalha e faz tudo para ficar um trabalho bonito, eu estou muito feliz por estar aqui”.
A Feira Cultural 2026 encerrou a programação com a participação da comunidade escolar e a apresentação de projetos que demonstraram o envolvimento dos estudantes com temas presentes na sociedade e no cotidiano.






