
ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO PARTICIPAM DE PALESTRA
quinta-feira, 16 de março de 2023.
Discentes do 7° período de Administração participaram, no dia 9 de março, de uma palestra proferida pelo Prof. Dr. Álvaro Leonel. A atividade ocorreu na Sala de Videoconferência, localizada no segundo andar do prédio 6 do campus. O conteúdo apresentado pertence à disciplina de Gestão e Inteligência de Mercado, ministrada pelo Prof. Me. Isaac D’Leon de Almeida.
Segundo o docente, foi um excelente momento para que os alunos ouvissem o relato de uma aplicação prática de Geomarketing. Destacou que essa troca de saberes enriquece muito o processo ensino-aprendizagem. “Exploramos novas discussões. Entregamos e recebemos informações. São novos olhares sobre a temática”.
Ao final da palestra, os acadêmicos esclareceram dúvidas e compartilharam experiências. O Prof. Dr. Álvaro é egresso do curso de Marketing do UNIFOR-MG, fez Mestrado na Universidade Federal de Lavras, onde concluiu o Doutorado recentemente.
O Coordenador do Curso de Administração Prof. Me. Daniel Ebias informou que a disciplina de Gestão e Inteligência de Mercado compõe a nova matriz curricular. Disse que as áreas de gestão e inteligência de mercado são essenciais para empresas que desejam ser bem-sucedidas em um mercado cada vez mais competitivo.
De acordo com o entrevistado, a gestão de mercado envolve planejamento, organização, direção e controle dos recursos da empresa para alcançar os objetivos de marketing, incluindo definir estratégias de marketing, desenvolver planos de ação, gerenciar equipes de vendas e monitorar o desempenho das campanhas de marketing.
O coordenador pontuou que, por outro lado, a inteligência de mercado é o processo de coleta, análise e utilização de informações sobre o mercado e os concorrentes para tomar decisões estratégicas, o que abrange: identificação de tendências do mercado, avaliação da concorrência, análise de dados de vendas. “Juntas, a gestão e inteligência de mercado são fundamentais para que as empresas identifiquem oportunidades de crescimento e otimizem seus esforços de marketing para atingir seus objetivos de negócios”.