ACADÊMICOS REALIZAM OFICINAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Unifor MG
ACADÊMICOS REALIZAM OFICINAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022.
ACADÊMICOS REALIZAM OFICINAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Discentes do 6° período de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil realizaram oficinas de extensão universitária no mês de novembro. As atividades ocorreram na disciplina Extensão IV, ministrada pela Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis.

As propostas trabalharam a perspectiva acadêmica de como estruturar um projeto/ação, fazendo com que os alunos aprendessem a buscar dados sobre as demandas sociais. Eles definiram temas importantes, fizeram análises e diagnosticaram situações-problema para elaboração de soluções.

Os estudantes criaram fundamentos teóricos e formataram trabalhos científicos formais, com aplicação do conhecimento adquirido no UNIFOR-MG. Também diagramaram as apresentações das propostas projetuais e exibiram para a comunidade público-alvo e para aprovação na disciplina.

A docente disse que, sob a perspectiva social, desenvolver projetos de extensão estimula o discente a compreender o que é ética profissional e como um universitário pode contribuir para o bem comum daqueles que parecem distantes de uma instituição de ensino superior.

Escola

Os acadêmicos realizaram as oficinas “Arquitetura e Cinema”, “Psicologia das Cores” e “Descarte de Materiais de Construção”, no dia 10 novembro, na Escola Estadual Dr. Abílio Machado (Polivalente), em Formiga. Elas foram direcionadas às turmas do Ensino Médio (1°, 2° e 3° anos) do período noturno. Cada evento contou com fundamentação teórica, prática e reflexão final.

As atividades tiveram os seguintes objetivos: entender um pouco mais sobre como a arquitetura está ligada ao cinema, compreender como as cores da iluminação artificial podem influenciar na psicologia das pessoas e divulgar as formas corretas para o descarte dos materiais que sobram após obras e reformas na construção civil.  As oficinas aconteceram em salas diferentes e os alunos passaram por todas elas.

CRAS

No dia 21 novembro, os acadêmicos realizaram a oficina “Descarte de materiais de construção” na Praça Social CEU, em parceria com o CRAS IV – Novo Horizonte, em Formiga. O evento foi organizado com o coordenador Flavio Nonato e executado durante a reunião da comunidade.

Os discentes fizeram um trabalho de orientação e educação ambiental. Eles explicaram a legislação vigente que trata do descarte correto dos materiais de construção, bem como dos Ecopontos, que serão implementados pela Prefeitura, conforme lei específica.

A Profa. Ma. Aline Matos Leonel Assis destacou que as ações tiveram como objetivo trabalhar uma metodologia científica para elaboração de projetos ajustados à prática profissional para que os alunos visualizassem as atividades com o público externo.

“Durante as oficinas na escola e no CRAS, houve muita troca de conhecimento e a comunidade acadêmica e comunidade externa saíram ganhando. Todos os objetivos foram alcançados”.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ESTÁGIO NO CLUBE UNIFOR
2 de fevereiro de 2023